A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114101 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7428 "inscrito_id" => 2770 "titulo" => "A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "A Alfabetização é um processo que requer atenção do professor, uma vez que a partir dela o estudante terá a aquisição não só da leitura da palavra, mas também, sua leitura de mundo. Porém, é importante evidenciar que a leitura de mundo, antecede qualquer etapa. Neste contexto, cabe uma reflexão: e nos aspectos concernentes ao desenvolvimento da Alfabetização da criança com deficiência? Em conformidade com o que pesquisamos, a aprendizagem desses alunos, muitas vezes se dá de modo diferente. Desse modo, o objetivo do trabalho será refletir sobre o processo de Alfabetização e Letramento do aluno com deficiência, tendo em vista, as exigências dos processos das avaliações externas, estabelecidas. A metodologia da pesquisa será bibliográfica, através de consulta em documentos oficiais como resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), BNCC (Base Nacional Comum Curricular), etc. Atualmente o estado do Ceará vem alcançando elevados índices no ranqueamento da alfabetização, entretanto, a escola ainda está com a Educação fragilizada, uma vez que os professores estão constantemente preparando os alunos para essas provas onde se destacam, as disciplinas de Português e Matemática, até desviando-se de outros conhecimentos necessários para formação dos estudantes. Diante dessa situação a aprendizagem do aluno com deficiência passa a ser invisibilizada pelo docente, considerando que esses alunos não são obrigados a realizar tais provas. Conclui-se que o processo da Alfabetização do aluno com deficiência, precisa de um olhar voltado para as especificidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2770_TB7428_26062024121022.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DE CÁSSIA ARAÚJO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "AMANDA SOUZA" "autor_email" => "amanda.souza@aluno.uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114101 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7428 "inscrito_id" => 2770 "titulo" => "A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "A Alfabetização é um processo que requer atenção do professor, uma vez que a partir dela o estudante terá a aquisição não só da leitura da palavra, mas também, sua leitura de mundo. Porém, é importante evidenciar que a leitura de mundo, antecede qualquer etapa. Neste contexto, cabe uma reflexão: e nos aspectos concernentes ao desenvolvimento da Alfabetização da criança com deficiência? Em conformidade com o que pesquisamos, a aprendizagem desses alunos, muitas vezes se dá de modo diferente. Desse modo, o objetivo do trabalho será refletir sobre o processo de Alfabetização e Letramento do aluno com deficiência, tendo em vista, as exigências dos processos das avaliações externas, estabelecidas. A metodologia da pesquisa será bibliográfica, através de consulta em documentos oficiais como resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), BNCC (Base Nacional Comum Curricular), etc. Atualmente o estado do Ceará vem alcançando elevados índices no ranqueamento da alfabetização, entretanto, a escola ainda está com a Educação fragilizada, uma vez que os professores estão constantemente preparando os alunos para essas provas onde se destacam, as disciplinas de Português e Matemática, até desviando-se de outros conhecimentos necessários para formação dos estudantes. Diante dessa situação a aprendizagem do aluno com deficiência passa a ser invisibilizada pelo docente, considerando que esses alunos não são obrigados a realizar tais provas. Conclui-se que o processo da Alfabetização do aluno com deficiência, precisa de um olhar voltado para as especificidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2770_TB7428_26062024121022.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DE CÁSSIA ARAÚJO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "AMANDA SOUZA" "autor_email" => "amanda.souza@aluno.uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }