A Alfabetização é um processo que requer atenção do professor, uma vez que a partir dela o estudante terá a aquisição não só da leitura da palavra, mas também, sua leitura de mundo. Porém, é importante evidenciar que a leitura de mundo, antecede qualquer etapa. Neste contexto, cabe uma reflexão: e nos aspectos concernentes ao desenvolvimento da Alfabetização da criança com deficiência? Em conformidade com o que pesquisamos, a aprendizagem desses alunos, muitas vezes se dá de modo diferente. Desse modo, o objetivo do trabalho será refletir sobre o processo de Alfabetização e Letramento do aluno com deficiência, tendo em vista, as exigências dos processos das avaliações externas, estabelecidas. A metodologia da pesquisa será bibliográfica, através de consulta em documentos oficiais como resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), BNCC (Base Nacional Comum Curricular), etc. Atualmente o estado do Ceará vem alcançando elevados índices no ranqueamento da alfabetização, entretanto, a escola ainda está com a Educação fragilizada, uma vez que os professores estão constantemente preparando os alunos para essas provas onde se destacam, as disciplinas de Português e Matemática, até desviando-se de outros conhecimentos necessários para formação dos estudantes. Diante dessa situação a aprendizagem do aluno com deficiência passa a ser invisibilizada pelo docente, considerando que esses alunos não são obrigados a realizar tais provas. Conclui-se que o processo da Alfabetização do aluno com deficiência, precisa de um olhar voltado para as especificidades.