ARTE, MEMÓRIA E CULTURA NA PROMOÇÃO DE MOVIMENTOS EDUCATIVOS PELA POESIA POPULAR: NOTAS PARA (RE)PENSAR A EDUCAÇÃO DESDE O SERTÃO DO PAJEÚ
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113407 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6466 "inscrito_id" => 16409 "titulo" => "ARTE, MEMÓRIA E CULTURA NA PROMOÇÃO DE MOVIMENTOS EDUCATIVOS PELA POESIA POPULAR: NOTAS PARA (RE)PENSAR A EDUCAÇÃO DESDE O SERTÃO DO PAJEÚ" "resumo" => "O presente trabalho integra pesquisa mais ampla, desenvolvida ao nível do Doutorado em Educação Contemporânea, e conta com financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e à Pesquisa em Pernambuco (FACEPE). Intenta refletir acerca das potencialidades educativas presentes nas manifestações da interseção arte-memória-cultura que singularizam o território do Sertão do Pajeú pernambucano, especialmente o Município de São José do Egito, considerado Berço Imortal da Poesia. Parte de um deambular reflexivo que permeia a discussão a respeito dos espaços de memória, embasada nos escritos de autoras(es) como Walter Benjamin, Aleida Assmann e Pierre Nora; dos processos criativos enquanto formativos, a partir de Fayga Ostrower, de Félix Guattari e de Gaston Bachelard; da Educação enquanto movimento, dinâmica situada nas experiências e na cultura, principalmente com base em Jorge Larrosa, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Jaques Rancière. A investigação seguiu as pistas metodológicas próprias da cartografia deleuzo-guattariana, de modo associado à abordagem qualitativa e através da produção de dados que circulam entre o visual (fotografias) e o escrito (anotações em diário de campo). Os resultados apontam para a existência de dois movimentos socioculturais manifestos em São José do Egito que podem ser caracterizados como educativos, posto que atuam na formação de subjetividades e dos saberes cultivados no próprio território: um que permeia as instituições formais de Educação, mas que parte de dinâmica mais ampla ocorrida ao nível societal, com a inclusão da Disciplina de Poesia Popular nos currículos da Rede Municipal de Educação; e outro, ramificado, que produz intercâmbios entre monumentos que integram o espaço urbano, experiências de rememoração comunitárias e constituições identitárias através da poesia popular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16409_TB6466_07062024131520.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RITA BARBOSA PIANCÓ PAVÃO" "autor_nome_curto" => "MARIA RITA" "autor_email" => "mrbpianco@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113407 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6466 "inscrito_id" => 16409 "titulo" => "ARTE, MEMÓRIA E CULTURA NA PROMOÇÃO DE MOVIMENTOS EDUCATIVOS PELA POESIA POPULAR: NOTAS PARA (RE)PENSAR A EDUCAÇÃO DESDE O SERTÃO DO PAJEÚ" "resumo" => "O presente trabalho integra pesquisa mais ampla, desenvolvida ao nível do Doutorado em Educação Contemporânea, e conta com financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e à Pesquisa em Pernambuco (FACEPE). Intenta refletir acerca das potencialidades educativas presentes nas manifestações da interseção arte-memória-cultura que singularizam o território do Sertão do Pajeú pernambucano, especialmente o Município de São José do Egito, considerado Berço Imortal da Poesia. Parte de um deambular reflexivo que permeia a discussão a respeito dos espaços de memória, embasada nos escritos de autoras(es) como Walter Benjamin, Aleida Assmann e Pierre Nora; dos processos criativos enquanto formativos, a partir de Fayga Ostrower, de Félix Guattari e de Gaston Bachelard; da Educação enquanto movimento, dinâmica situada nas experiências e na cultura, principalmente com base em Jorge Larrosa, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Jaques Rancière. A investigação seguiu as pistas metodológicas próprias da cartografia deleuzo-guattariana, de modo associado à abordagem qualitativa e através da produção de dados que circulam entre o visual (fotografias) e o escrito (anotações em diário de campo). Os resultados apontam para a existência de dois movimentos socioculturais manifestos em São José do Egito que podem ser caracterizados como educativos, posto que atuam na formação de subjetividades e dos saberes cultivados no próprio território: um que permeia as instituições formais de Educação, mas que parte de dinâmica mais ampla ocorrida ao nível societal, com a inclusão da Disciplina de Poesia Popular nos currículos da Rede Municipal de Educação; e outro, ramificado, que produz intercâmbios entre monumentos que integram o espaço urbano, experiências de rememoração comunitárias e constituições identitárias através da poesia popular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16409_TB6466_07062024131520.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RITA BARBOSA PIANCÓ PAVÃO" "autor_nome_curto" => "MARIA RITA" "autor_email" => "mrbpianco@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }