MULTICULTURALISMO E HISTORIOGRAFIA EM CASTELO DO PIAUÍ: PRATICA EDUCACIONAL NA ESCOLA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110430 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2212 "inscrito_id" => 1017 "titulo" => "MULTICULTURALISMO E HISTORIOGRAFIA EM CASTELO DO PIAUÍ: PRATICA EDUCACIONAL NA ESCOLA" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho consiste em um relato de experiência por meio de práticas pedagogicas construidas por alunos da 1 série A e B do Ensino Médio membros do CCHC ( Centro de Ciências Humanas Cônego) e professores de ciências humanas sobre o multiculturalismo e historiografia castelense no âmbito escolar, onde foi executada no Centro Estadual de Educação de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso, situada na cidade de Castelo do Piauí , no ano letivo de 2023. Tendo como objetivos: Compreender a importância de se estudar sobre extensão multicultural presente na cidade de castelo do Piauí, Destacar o papel da escola por meio de uma educação que aborde as culturas para o desenvolvimento da consciência cultural por meio de projetos integradores e Utilizar estratégias com práticas eficazes para promover a valorização da cultura. Segundo Candau ( 2009) , trabalhar as diferenças culturais constitui o foco central do multiculturalismo. Situo a perspectiva intercultural no âmbito das posições multiculturais que classifico em três grandes abordagens: o multiculturalismo assimilacionista, o multiculturalismo diferencialista ou monoculturalismo plural e o multiculturalismo interativo, também denominado interculturalidade. Tratar sobre o multiculturalismo faz parte do vocabulário das ciências humanas e sociais. Com isso, adotamos metodologias como mesas redondas, logo em seguida foram confeccionadas cartazes destacando a historiografia local com personalidades importantes do multicuturalismo e por fim a criação de um mural com os detalhes culturais de Castelo do Piauí desde o surgimento da cidade. Sendo assim as estratégias pedagógicas tais como as descritas nesse trabalho estimularam o interesse dos alunos pela escola com engajamento para os trabalhos em equipe propiciando resultados satisfatórios inclusive quanto a aprendizagem dos alunos nas disciplinas de ciências humanas onde os professores apoiaram durante a execução do projeto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1017_TB2212_27102024214644.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ OLAVO UCHÔA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ OLAVO" "autor_email" => "jose.olavo.uchoa07@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110430 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2212 "inscrito_id" => 1017 "titulo" => "MULTICULTURALISMO E HISTORIOGRAFIA EM CASTELO DO PIAUÍ: PRATICA EDUCACIONAL NA ESCOLA" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho consiste em um relato de experiência por meio de práticas pedagogicas construidas por alunos da 1 série A e B do Ensino Médio membros do CCHC ( Centro de Ciências Humanas Cônego) e professores de ciências humanas sobre o multiculturalismo e historiografia castelense no âmbito escolar, onde foi executada no Centro Estadual de Educação de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso, situada na cidade de Castelo do Piauí , no ano letivo de 2023. Tendo como objetivos: Compreender a importância de se estudar sobre extensão multicultural presente na cidade de castelo do Piauí, Destacar o papel da escola por meio de uma educação que aborde as culturas para o desenvolvimento da consciência cultural por meio de projetos integradores e Utilizar estratégias com práticas eficazes para promover a valorização da cultura. Segundo Candau ( 2009) , trabalhar as diferenças culturais constitui o foco central do multiculturalismo. Situo a perspectiva intercultural no âmbito das posições multiculturais que classifico em três grandes abordagens: o multiculturalismo assimilacionista, o multiculturalismo diferencialista ou monoculturalismo plural e o multiculturalismo interativo, também denominado interculturalidade. Tratar sobre o multiculturalismo faz parte do vocabulário das ciências humanas e sociais. Com isso, adotamos metodologias como mesas redondas, logo em seguida foram confeccionadas cartazes destacando a historiografia local com personalidades importantes do multicuturalismo e por fim a criação de um mural com os detalhes culturais de Castelo do Piauí desde o surgimento da cidade. Sendo assim as estratégias pedagógicas tais como as descritas nesse trabalho estimularam o interesse dos alunos pela escola com engajamento para os trabalhos em equipe propiciando resultados satisfatórios inclusive quanto a aprendizagem dos alunos nas disciplinas de ciências humanas onde os professores apoiaram durante a execução do projeto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1017_TB2212_27102024214644.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ OLAVO UCHÔA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ OLAVO" "autor_email" => "jose.olavo.uchoa07@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }