RESUMO O presente trabalho consiste em um relato de experiência por meio de práticas pedagogicas construidas por alunos da 1 série A e B do Ensino Médio membros do CCHC ( Centro de Ciências Humanas Cônego) e professores de ciências humanas sobre o multiculturalismo e historiografia castelense no âmbito escolar, onde foi executada no Centro Estadual de Educação de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso, situada na cidade de Castelo do Piauí , no ano letivo de 2023. Tendo como objetivos: Compreender a importância de se estudar sobre extensão multicultural presente na cidade de castelo do Piauí, Destacar o papel da escola por meio de uma educação que aborde as culturas para o desenvolvimento da consciência cultural por meio de projetos integradores e Utilizar estratégias com práticas eficazes para promover a valorização da cultura. Segundo Candau ( 2009) , trabalhar as diferenças culturais constitui o foco central do multiculturalismo. Situo a perspectiva intercultural no âmbito das posições multiculturais que classifico em três grandes abordagens: o multiculturalismo assimilacionista, o multiculturalismo diferencialista ou monoculturalismo plural e o multiculturalismo interativo, também denominado interculturalidade. Tratar sobre o multiculturalismo faz parte do vocabulário das ciências humanas e sociais. Com isso, adotamos metodologias como mesas redondas, logo em seguida foram confeccionadas cartazes destacando a historiografia local com personalidades importantes do multicuturalismo e por fim a criação de um mural com os detalhes culturais de Castelo do Piauí desde o surgimento da cidade. Sendo assim as estratégias pedagógicas tais como as descritas nesse trabalho estimularam o interesse dos alunos pela escola com engajamento para os trabalhos em equipe propiciando resultados satisfatórios inclusive quanto a aprendizagem dos alunos nas disciplinas de ciências humanas onde os professores apoiaram durante a execução do projeto.