O Brasil possui em seu território seis grandes biomas que incluem as seguintes áreas: Amazônia, Cerrado, Pampa, Mapa Atlântica, Pantanal e Caatinga, havendo profundas diferenças entre elas em relação aos aspectos climáticos, edáficos e de biodiversidade. Por esta razão, mesmo que os livros didáticos abordem tais objetos do conhecimento, em cada região do país é necessário que os professores desenvolvam práticas educativas que possam aprofundar o estudo dos biomas regionais, em virtude da crucial importância da valorização local do meio ambiente. Com base em tais premissas, a presente pesquisa tem como objetivo contribuir com a construção de estratégias educativas para abordar o bioma Caatinga na Região Nordeste do Brasil. Para esta finalidade, estudantes do sétimo ano de uma escola de Fortaleza/CE participaram de atividades de exposição dialogada, preenchimento de questionários e visualização de imagens relacionadas ao referido bioma, além de produzirem representações pictóricas da Caatinga. Os dados obtidos foram examinados com a Análise de Conteúdo e com as ferramentas da Estatística Descritiva. A sondagem inicial com as observações e o questionário apontou que, embora uma parcela da turma lembrava da temática, alguns recordaram do assunto apenas vagamente, com outros afirmando que “nunca haviam ouvido falar”. Após atividades de exposição dialogada, pesquisa bibliográfica em sites sobre o bioma caatinga, além de avaliação de imagens do bioma e desenhos, foi percebido um maior conhecimento a respeito do bioma, em especial as espécies mais representativas da fauna e da flora. A culminância das atividades foi a plantação de duas espécies do bioma, ipê-rosa (Handroanthus heptaphyllus) e ipê-amarelo (Handroanthus albus) no pátio da escola. Deste modo, preconiza-se a realização contínua de ações que privilegiem a valorização do ambiente regional, contribuindo para que os estudantes se tornem agentes de preservação e defesa do ambiente local e das espécies da Caatinga.