AVALIAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO COM EX-BOLSISTAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113276 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6290 "inscrito_id" => 15227 "titulo" => "AVALIAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO COM EX-BOLSISTAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa institucional que possibilita a inserção dos estudantes dos cursos de licenciatura nos primeiros anos da graduação na educação básica. Diante disso, o programa oportuniza ao acadêmico o amadurecimento, preparo e aprimoramento dos conhecimentos didáticos-pedagógicos, que serão necessários após a formação. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar as influências do PIBID na formação dos acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Belém. Participaram da pesquisa 10 acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA, ex-bolsistas do PIBID que responderam ao questionário elaborado pelos pesquisadores, utilizado como instrumento de coleta dos dados, cujo conteúdo buscava compreender as experiências vivenciadas por ex-bolsistas do PIBID, os dados foram coletados utilizando a técnica de entrevista, que foi realizada em âmbito virtual, utilizando as plataformas Google Meet® e Google Forms®. Posteriormente foi realizada a análise e sintetização dos dados obtidos pelos pesquisadores, onde pode-se inferir que o PIBID desempenha um papel crucial na formação inicial dos licenciandos, proporcionando por meio da vivência em sala de aula, a construção da identidade docente enquanto ainda estão na graduação. Por meio dessa vivência, os estudantes não apenas antecipam a experiência profissional, mas também se tornam familiarizados com a dinâmica do ambiente escolar e com o cotidiano de um professor no que tange às suas atividades docentes. Esses resultados foram combinados a literatura previamente revisada, para a realização da discussão. Desse modo, conclui-se que o programa, dentre seus objetivos, contribui de forma influente e significativa no processo de transição da graduação para a carreira docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15227_TB6290_27102024103836.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORDANA NASCIMENTO DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "JORDANA PAIVA" "autor_email" => "jordana.paiva13@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113276 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6290 "inscrito_id" => 15227 "titulo" => "AVALIAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO COM EX-BOLSISTAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa institucional que possibilita a inserção dos estudantes dos cursos de licenciatura nos primeiros anos da graduação na educação básica. Diante disso, o programa oportuniza ao acadêmico o amadurecimento, preparo e aprimoramento dos conhecimentos didáticos-pedagógicos, que serão necessários após a formação. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar as influências do PIBID na formação dos acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Belém. Participaram da pesquisa 10 acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA, ex-bolsistas do PIBID que responderam ao questionário elaborado pelos pesquisadores, utilizado como instrumento de coleta dos dados, cujo conteúdo buscava compreender as experiências vivenciadas por ex-bolsistas do PIBID, os dados foram coletados utilizando a técnica de entrevista, que foi realizada em âmbito virtual, utilizando as plataformas Google Meet® e Google Forms®. Posteriormente foi realizada a análise e sintetização dos dados obtidos pelos pesquisadores, onde pode-se inferir que o PIBID desempenha um papel crucial na formação inicial dos licenciandos, proporcionando por meio da vivência em sala de aula, a construção da identidade docente enquanto ainda estão na graduação. Por meio dessa vivência, os estudantes não apenas antecipam a experiência profissional, mas também se tornam familiarizados com a dinâmica do ambiente escolar e com o cotidiano de um professor no que tange às suas atividades docentes. Esses resultados foram combinados a literatura previamente revisada, para a realização da discussão. Desse modo, conclui-se que o programa, dentre seus objetivos, contribui de forma influente e significativa no processo de transição da graduação para a carreira docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15227_TB6290_27102024103836.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORDANA NASCIMENTO DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "JORDANA PAIVA" "autor_email" => "jordana.paiva13@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }