PLANO MUNICIPAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA DE RIO LARGO: PRIORIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112770 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5544 "inscrito_id" => 15372 "titulo" => "PLANO MUNICIPAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA DE RIO LARGO: PRIORIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA" "resumo" => "Neste artigo, buscamos contribuir para o debate e a reflexão sobre o processo de construção do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), compartilhando a experiência da elaboração do PMPI do município de Rio Largo para o período de 2024-2034. Conceitualmente e em termos de seus marcos legais, o PMPI é um instrumento técnico-político que deve ser construído de forma democrática. O objetivo deste artigo é identificar elementos interdisciplinares, interinstitucionais e intersetoriais relativas à primeira infância nos municípios brasileiros no âmbito das políticas públicas. Essas respostas devem garantir a alocação prioritária de recursos para áreas relacionadas à proteção da infância, conforme previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Marco Legal da Primeira Infância. Sob este enfoque, trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, mista e documental. Esta pesquisa é relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente no campo da Educação, pois analisa a complexa situação da primeira infância no contexto das políticas públicas. Contribui para a construção de discussões teórico-metodológicas sobre a primeira infância e seu impacto no desenvolvimento de políticas públicas. Orientamo-nos pela perspectiva destacada por Ostetto (2017, p. 21), que enfatiza a importância de ouvir as crianças de maneira atenta e respeitosa, reconhecendo-as como sujeitos ativos e participantes no processo de elaboração de políticas públicas. Este processo metodológico não apenas respeita e valoriza as crianças como sujeitos de direitos, mas também assegura que suas vozes influenciam diretamente as ações e recursos destinados à primeira infância. A colaboração entre unidades da rede pública e privada enriqueceu o processo, assegurando que as políticas públicas formuladas atendam de maneira abrangente e inclusiva às necessidades da primeira infância no município." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15372_TB5544_27102024230504.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILLA FERREIRA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "PRISCILLA" "autor_email" => "priscillacastro901@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112770 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5544 "inscrito_id" => 15372 "titulo" => "PLANO MUNICIPAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA DE RIO LARGO: PRIORIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA" "resumo" => "Neste artigo, buscamos contribuir para o debate e a reflexão sobre o processo de construção do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), compartilhando a experiência da elaboração do PMPI do município de Rio Largo para o período de 2024-2034. Conceitualmente e em termos de seus marcos legais, o PMPI é um instrumento técnico-político que deve ser construído de forma democrática. O objetivo deste artigo é identificar elementos interdisciplinares, interinstitucionais e intersetoriais relativas à primeira infância nos municípios brasileiros no âmbito das políticas públicas. Essas respostas devem garantir a alocação prioritária de recursos para áreas relacionadas à proteção da infância, conforme previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Marco Legal da Primeira Infância. Sob este enfoque, trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, mista e documental. Esta pesquisa é relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente no campo da Educação, pois analisa a complexa situação da primeira infância no contexto das políticas públicas. Contribui para a construção de discussões teórico-metodológicas sobre a primeira infância e seu impacto no desenvolvimento de políticas públicas. Orientamo-nos pela perspectiva destacada por Ostetto (2017, p. 21), que enfatiza a importância de ouvir as crianças de maneira atenta e respeitosa, reconhecendo-as como sujeitos ativos e participantes no processo de elaboração de políticas públicas. Este processo metodológico não apenas respeita e valoriza as crianças como sujeitos de direitos, mas também assegura que suas vozes influenciam diretamente as ações e recursos destinados à primeira infância. A colaboração entre unidades da rede pública e privada enriqueceu o processo, assegurando que as políticas públicas formuladas atendam de maneira abrangente e inclusiva às necessidades da primeira infância no município." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15372_TB5544_27102024230504.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILLA FERREIRA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "PRISCILLA" "autor_email" => "priscillacastro901@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }