EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO PROJETO JEPP
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113557 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6677 "inscrito_id" => 16680 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO PROJETO JEPP" "resumo" => "O empoderamento social e o consumo consciente são temáticas obrigatórias na formação educacional do século XXI. Em consonância com essa perspectiva, destaca-se o tópico da educação empreendedora, cada vez mais acessível aos alunos da educação básica, incluso aos da rede pública. Diante dessa realidade, o trabalho em questão tem como objetivo principal, apresentar um relato de experiência acerca do empreendedorismo juvenil a partir de ações realizadas nas escolas de ensino fundamental do município de Aquiraz, Ceará. E dentre os objetivos específicos: definir educação empreendedora e empreendedorismo; apresentar as competências empreendedoras, sua relação com a educação básica e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando formação, trabalho e projeto de vida; apresentar o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas escolas do município de Aquiraz; e por fim, exibir os resultados apresentados na I Feira JEPP, realizada em 2023. A metodologia pauta-se em pesquisa bibliográfica e documental acerca do empreendedorismo, seguido de relato de experiência considerando desde a formação nas escolas até a apresentação dos produtos na I Feira JEPP de Aquiraz. Para fins de fundamentação teórica, tem-se: BRASIL (2017), SEBRAE (2021), FARIAS (2018), SOARES et al (2021), VIVONI et al (2022), BRIQUEZ (2023), Amorim (2018). A partir dos resultados obtidos na formação docente-discente do ano de 2023, considera-se que a educação empreendedora amplia as perspectivas dos alunos para que eles possam desenvolver tais habilidades ou utilizar o aprendizado para fins profissionais e acadêmicos, com ênfase não apenas no capital, mas, sobretudo, na sustentabilidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID16680_TB6677_09062024213708.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DJANY DE CARVALHO ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DJA DE CARVALHO" "autor_email" => "djanydcarvalho@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113557 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6677 "inscrito_id" => 16680 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO PROJETO JEPP" "resumo" => "O empoderamento social e o consumo consciente são temáticas obrigatórias na formação educacional do século XXI. Em consonância com essa perspectiva, destaca-se o tópico da educação empreendedora, cada vez mais acessível aos alunos da educação básica, incluso aos da rede pública. Diante dessa realidade, o trabalho em questão tem como objetivo principal, apresentar um relato de experiência acerca do empreendedorismo juvenil a partir de ações realizadas nas escolas de ensino fundamental do município de Aquiraz, Ceará. E dentre os objetivos específicos: definir educação empreendedora e empreendedorismo; apresentar as competências empreendedoras, sua relação com a educação básica e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando formação, trabalho e projeto de vida; apresentar o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas escolas do município de Aquiraz; e por fim, exibir os resultados apresentados na I Feira JEPP, realizada em 2023. A metodologia pauta-se em pesquisa bibliográfica e documental acerca do empreendedorismo, seguido de relato de experiência considerando desde a formação nas escolas até a apresentação dos produtos na I Feira JEPP de Aquiraz. Para fins de fundamentação teórica, tem-se: BRASIL (2017), SEBRAE (2021), FARIAS (2018), SOARES et al (2021), VIVONI et al (2022), BRIQUEZ (2023), Amorim (2018). A partir dos resultados obtidos na formação docente-discente do ano de 2023, considera-se que a educação empreendedora amplia as perspectivas dos alunos para que eles possam desenvolver tais habilidades ou utilizar o aprendizado para fins profissionais e acadêmicos, com ênfase não apenas no capital, mas, sobretudo, na sustentabilidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID16680_TB6677_09062024213708.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DJANY DE CARVALHO ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DJA DE CARVALHO" "autor_email" => "djanydcarvalho@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }