INFÂNCIAS LEITORAS: PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112533 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5200 "inscrito_id" => 1985 "titulo" => "INFÂNCIAS LEITORAS: PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho propõe discutir as diversas experiências da infância, enfatizando a importância de promover práticas de leitura em linguagens multimodais e numa perspectiva discursiva. Chamamos de Infâncias Leitoras esse primeiro período da vida em que as crianças têm o direito de se engajar ativamente na leitura. A escola é crucial nessa mediação da leitura para brasileiros de diferentes classes, gêneros e etnias, com as crianças sendo o grupo etário que mais se beneficia dessas práticas, especialmente no contexto escolar, como mostra a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”. As escolas leitoras e as salas de aula leitoras podem ser um espaço onde a leitura é central, proporcionando acesso a uma ampla gama de materiais de leitura, integrando a prática da leitura às atividades diárias. A proposta desta comunicação oral é examinar o papel fundamental das escolas leitoras e das salas de aula leitoras na promoção da leitura entre crianças, destacando a necessidade de um ambiente que valorize e promova práticas de leitura diversificadas e multimodais. Os resultados indicam que práticas de leitura como rodas, leituras de livros em capítulos e leitura diária ampliam a experiência leitora das infâncias e mostram o grande potencial de investimento na leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1985_TB5200_26102024133052.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DE MORAES PRATA" "autor_nome_curto" => "JULIANA PRATA" "autor_email" => "julianaprata.prof@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112533 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5200 "inscrito_id" => 1985 "titulo" => "INFÂNCIAS LEITORAS: PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho propõe discutir as diversas experiências da infância, enfatizando a importância de promover práticas de leitura em linguagens multimodais e numa perspectiva discursiva. Chamamos de Infâncias Leitoras esse primeiro período da vida em que as crianças têm o direito de se engajar ativamente na leitura. A escola é crucial nessa mediação da leitura para brasileiros de diferentes classes, gêneros e etnias, com as crianças sendo o grupo etário que mais se beneficia dessas práticas, especialmente no contexto escolar, como mostra a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”. As escolas leitoras e as salas de aula leitoras podem ser um espaço onde a leitura é central, proporcionando acesso a uma ampla gama de materiais de leitura, integrando a prática da leitura às atividades diárias. A proposta desta comunicação oral é examinar o papel fundamental das escolas leitoras e das salas de aula leitoras na promoção da leitura entre crianças, destacando a necessidade de um ambiente que valorize e promova práticas de leitura diversificadas e multimodais. Os resultados indicam que práticas de leitura como rodas, leituras de livros em capítulos e leitura diária ampliam a experiência leitora das infâncias e mostram o grande potencial de investimento na leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1985_TB5200_26102024133052.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DE MORAES PRATA" "autor_nome_curto" => "JULIANA PRATA" "autor_email" => "julianaprata.prof@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }