GÊNEROS DISCURSIVOS NAS OFICINAS DE LETRAMENTO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114642 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8242 "inscrito_id" => 9203 "titulo" => "GÊNEROS DISCURSIVOS NAS OFICINAS DE LETRAMENTO" "resumo" => "RESUMO A argumentação na escola é extremamente importante por permitir que os educandos desenvolvam habilidades críticas, defendendo seus pontos de vista e avaliando diferentes perspectivas. Isso não apenas fortalece sua capacidade de pensamento crítico, essencial para o sucesso acadêmico e profissional, mas também promove a empatia e o respeito pela diversidade de opiniões, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos. Este estudo tem como objetivo discutir o trabalho com oficinas de letramento na abordagem de gêneros discursivos argumentativos usados em sala de aula para a atuação cidadã e profissional. Teoricamente, a pesquisa se baseia nos Estudos de Letramento de abordagem sociocultural (Kleiman, 1995, 2005, 2014) e nas teorias do Círculo de Bakhtin (Volóchinov, 2019). Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida na área da Linguística Aplicada, com uma abordagem qualitativa e interpretativa, envolvendo estudantes da segunda série do ensino médio integrado e profissionalizante em uma escola pública da rede federal de ensino, no município de Mossoró a partir do desenvolvimento de oficinas de letramento. Os resultados apontam que as oficinas de letramento assumidas como dispositivos didáticos favorecem o trabalho com as práticas de leitura e escrita de textos argumentativos de diferentes gêneros discursivos, impõem maior dinamicidade às atividades pedagógica; motivam a participação nas atividades propostas; oportunizam a ampliação dos letramentos e multiletramentos e potencializam o desenvolvimento de habilidades necessárias à competência argumentativa dos estudantes, formando-os para a participação social e para o exercício da cidadania. Palavras-chave: Letramento(s); Oficina de letramento; Argumentação; Gêneros discursivos; Educação Profissional e Tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9203_TB8242_06082024161056.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS" "autor_nome_curto" => "Marinalba Medeiros" "autor_email" => "marinalba.medeiros@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114642 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8242 "inscrito_id" => 9203 "titulo" => "GÊNEROS DISCURSIVOS NAS OFICINAS DE LETRAMENTO" "resumo" => "RESUMO A argumentação na escola é extremamente importante por permitir que os educandos desenvolvam habilidades críticas, defendendo seus pontos de vista e avaliando diferentes perspectivas. Isso não apenas fortalece sua capacidade de pensamento crítico, essencial para o sucesso acadêmico e profissional, mas também promove a empatia e o respeito pela diversidade de opiniões, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos. Este estudo tem como objetivo discutir o trabalho com oficinas de letramento na abordagem de gêneros discursivos argumentativos usados em sala de aula para a atuação cidadã e profissional. Teoricamente, a pesquisa se baseia nos Estudos de Letramento de abordagem sociocultural (Kleiman, 1995, 2005, 2014) e nas teorias do Círculo de Bakhtin (Volóchinov, 2019). Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida na área da Linguística Aplicada, com uma abordagem qualitativa e interpretativa, envolvendo estudantes da segunda série do ensino médio integrado e profissionalizante em uma escola pública da rede federal de ensino, no município de Mossoró a partir do desenvolvimento de oficinas de letramento. Os resultados apontam que as oficinas de letramento assumidas como dispositivos didáticos favorecem o trabalho com as práticas de leitura e escrita de textos argumentativos de diferentes gêneros discursivos, impõem maior dinamicidade às atividades pedagógica; motivam a participação nas atividades propostas; oportunizam a ampliação dos letramentos e multiletramentos e potencializam o desenvolvimento de habilidades necessárias à competência argumentativa dos estudantes, formando-os para a participação social e para o exercício da cidadania. Palavras-chave: Letramento(s); Oficina de letramento; Argumentação; Gêneros discursivos; Educação Profissional e Tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9203_TB8242_06082024161056.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS" "autor_nome_curto" => "Marinalba Medeiros" "autor_email" => "marinalba.medeiros@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }