ESCOLA E DESIGUALDADES SOCIAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110629 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2473 "inscrito_id" => 10091 "titulo" => "ESCOLA E DESIGUALDADES SOCIAIS" "resumo" => "A escola gera expectativas. Muito se espera dela quando se pensa no futuro e em dias melhores. Também gera visões divergentes sobre o seu papel na sociedade. E, por ser uma instituição tão abrangente, seu funcionamento não é tema apenas de diálogos entre especialistas na área de Educação. Em nossa sociedade, todos têm alguma relação com a escola, e portanto, legitimamente, tem ideias a seu respeito. Fato é que, apesar de melhorar em muitos aspectos, ainda há problemas de acesso, permanência e em muitos casos, há a visão de que a escola não é solução, mas parte do problema. Acreditamos ser necessário ir além das explicações do senso comum, típicas do pensamento neoliberal, como por exemplo, a da meritocracia. Pensamos, ainda, ser necessário interpretar os dados oficiais sob a luz das teorias da Sociologia da Educação, para compreendermos melhor este processo. Este trabalho apresenta os resultados de um projeto de pesquisa que tem como objetivo compreender a relação existente entre a escola e as desigualdades sociais, de forma a contextualizar a sua realidade cotidiana a contextos sociais mais amplos, no que diz respeito às estruturas sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida no IFRN, Campus Parelhas, entre professores e estudantes do Curso Técnico integrado em Mineração. A pesquisa se desenvolve na forma de encontros semanais, nos quais são lidos e debatidos textos e dados educacionais. Como base bibliográfica lemos, dentre outros, textos dos seguintes autores: Claudius Ceccon, Paulo Freire, Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Como resultado, esperamos com o desenvolvimento deste projeto fortalecer o diálogo e a compreensão sobre a relação existente entre a escola e a sociedade e, consequentemente, em relação às demais instâncias da sociedade, possibilitando aos alunos e professores envolvidos um aprofundamento da compreensão e a reflexão sobre as práticas educativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10091_TB2473_21102024101259.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEREMIAS ALVES DE ARAÚJO E SILVA" "autor_nome_curto" => "JEREMIAS" "autor_email" => "jeremias.alves@ifrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110629 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2473 "inscrito_id" => 10091 "titulo" => "ESCOLA E DESIGUALDADES SOCIAIS" "resumo" => "A escola gera expectativas. Muito se espera dela quando se pensa no futuro e em dias melhores. Também gera visões divergentes sobre o seu papel na sociedade. E, por ser uma instituição tão abrangente, seu funcionamento não é tema apenas de diálogos entre especialistas na área de Educação. Em nossa sociedade, todos têm alguma relação com a escola, e portanto, legitimamente, tem ideias a seu respeito. Fato é que, apesar de melhorar em muitos aspectos, ainda há problemas de acesso, permanência e em muitos casos, há a visão de que a escola não é solução, mas parte do problema. Acreditamos ser necessário ir além das explicações do senso comum, típicas do pensamento neoliberal, como por exemplo, a da meritocracia. Pensamos, ainda, ser necessário interpretar os dados oficiais sob a luz das teorias da Sociologia da Educação, para compreendermos melhor este processo. Este trabalho apresenta os resultados de um projeto de pesquisa que tem como objetivo compreender a relação existente entre a escola e as desigualdades sociais, de forma a contextualizar a sua realidade cotidiana a contextos sociais mais amplos, no que diz respeito às estruturas sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida no IFRN, Campus Parelhas, entre professores e estudantes do Curso Técnico integrado em Mineração. A pesquisa se desenvolve na forma de encontros semanais, nos quais são lidos e debatidos textos e dados educacionais. Como base bibliográfica lemos, dentre outros, textos dos seguintes autores: Claudius Ceccon, Paulo Freire, Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Como resultado, esperamos com o desenvolvimento deste projeto fortalecer o diálogo e a compreensão sobre a relação existente entre a escola e a sociedade e, consequentemente, em relação às demais instâncias da sociedade, possibilitando aos alunos e professores envolvidos um aprofundamento da compreensão e a reflexão sobre as práticas educativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10091_TB2473_21102024101259.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEREMIAS ALVES DE ARAÚJO E SILVA" "autor_nome_curto" => "JEREMIAS" "autor_email" => "jeremias.alves@ifrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }