Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLA E DESIGUALDADES SOCIAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110629
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2473
    "inscrito_id" => 10091
    "titulo" => "ESCOLA E DESIGUALDADES SOCIAIS"
    "resumo" => "A escola gera expectativas. Muito se espera dela quando se pensa no futuro e em dias melhores. Também gera visões divergentes sobre o seu papel na sociedade. E, por ser uma instituição tão abrangente, seu funcionamento não é tema apenas de diálogos entre especialistas na área de Educação. Em nossa sociedade, todos têm alguma relação com a escola, e portanto, legitimamente, tem ideias a seu respeito. Fato é que, apesar de melhorar em muitos aspectos, ainda há problemas de acesso, permanência e em muitos casos, há a visão de que a escola não é solução, mas parte do problema. Acreditamos ser necessário ir além das explicações do senso comum, típicas do pensamento neoliberal, como por exemplo, a da meritocracia. Pensamos, ainda, ser necessário interpretar os dados oficiais sob a luz das teorias da Sociologia da Educação, para compreendermos melhor este processo. Este trabalho apresenta os resultados de um projeto de pesquisa que tem como objetivo compreender a relação existente entre a escola e as desigualdades sociais, de forma a contextualizar a sua realidade cotidiana a contextos sociais mais amplos, no que diz respeito às estruturas sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida no IFRN, Campus Parelhas, entre professores e estudantes do Curso Técnico integrado em Mineração. A pesquisa se desenvolve na forma de encontros semanais, nos quais são lidos e debatidos textos e dados educacionais. Como base bibliográfica lemos, dentre outros, textos dos seguintes autores: Claudius Ceccon, Paulo Freire, Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Como resultado, esperamos com o desenvolvimento deste projeto fortalecer o diálogo e a compreensão sobre a relação existente entre a escola e a sociedade e, consequentemente, em relação às demais instâncias da sociedade, possibilitando aos alunos e professores envolvidos um aprofundamento da compreensão e a reflexão sobre as práticas educativas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10091_TB2473_21102024101259.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEREMIAS ALVES DE ARAÚJO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEREMIAS"
    "autor_email" => "jeremias.alves@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110629
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2473
    "inscrito_id" => 10091
    "titulo" => "ESCOLA E DESIGUALDADES SOCIAIS"
    "resumo" => "A escola gera expectativas. Muito se espera dela quando se pensa no futuro e em dias melhores. Também gera visões divergentes sobre o seu papel na sociedade. E, por ser uma instituição tão abrangente, seu funcionamento não é tema apenas de diálogos entre especialistas na área de Educação. Em nossa sociedade, todos têm alguma relação com a escola, e portanto, legitimamente, tem ideias a seu respeito. Fato é que, apesar de melhorar em muitos aspectos, ainda há problemas de acesso, permanência e em muitos casos, há a visão de que a escola não é solução, mas parte do problema. Acreditamos ser necessário ir além das explicações do senso comum, típicas do pensamento neoliberal, como por exemplo, a da meritocracia. Pensamos, ainda, ser necessário interpretar os dados oficiais sob a luz das teorias da Sociologia da Educação, para compreendermos melhor este processo. Este trabalho apresenta os resultados de um projeto de pesquisa que tem como objetivo compreender a relação existente entre a escola e as desigualdades sociais, de forma a contextualizar a sua realidade cotidiana a contextos sociais mais amplos, no que diz respeito às estruturas sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida no IFRN, Campus Parelhas, entre professores e estudantes do Curso Técnico integrado em Mineração. A pesquisa se desenvolve na forma de encontros semanais, nos quais são lidos e debatidos textos e dados educacionais. Como base bibliográfica lemos, dentre outros, textos dos seguintes autores: Claudius Ceccon, Paulo Freire, Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Como resultado, esperamos com o desenvolvimento deste projeto fortalecer o diálogo e a compreensão sobre a relação existente entre a escola e a sociedade e, consequentemente, em relação às demais instâncias da sociedade, possibilitando aos alunos e professores envolvidos um aprofundamento da compreensão e a reflexão sobre as práticas educativas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10091_TB2473_21102024101259.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEREMIAS ALVES DE ARAÚJO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEREMIAS"
    "autor_email" => "jeremias.alves@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A escola gera expectativas. Muito se espera dela quando se pensa no futuro e em dias melhores. Também gera visões divergentes sobre o seu papel na sociedade. E, por ser uma instituição tão abrangente, seu funcionamento não é tema apenas de diálogos entre especialistas na área de Educação. Em nossa sociedade, todos têm alguma relação com a escola, e portanto, legitimamente, tem ideias a seu respeito. Fato é que, apesar de melhorar em muitos aspectos, ainda há problemas de acesso, permanência e em muitos casos, há a visão de que a escola não é solução, mas parte do problema. Acreditamos ser necessário ir além das explicações do senso comum, típicas do pensamento neoliberal, como por exemplo, a da meritocracia. Pensamos, ainda, ser necessário interpretar os dados oficiais sob a luz das teorias da Sociologia da Educação, para compreendermos melhor este processo. Este trabalho apresenta os resultados de um projeto de pesquisa que tem como objetivo compreender a relação existente entre a escola e as desigualdades sociais, de forma a contextualizar a sua realidade cotidiana a contextos sociais mais amplos, no que diz respeito às estruturas sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida no IFRN, Campus Parelhas, entre professores e estudantes do Curso Técnico integrado em Mineração. A pesquisa se desenvolve na forma de encontros semanais, nos quais são lidos e debatidos textos e dados educacionais. Como base bibliográfica lemos, dentre outros, textos dos seguintes autores: Claudius Ceccon, Paulo Freire, Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Como resultado, esperamos com o desenvolvimento deste projeto fortalecer o diálogo e a compreensão sobre a relação existente entre a escola e a sociedade e, consequentemente, em relação às demais instâncias da sociedade, possibilitando aos alunos e professores envolvidos um aprofundamento da compreensão e a reflexão sobre as práticas educativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.