Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARTILHA DE COLORIR DE ESPÉCIES DO ESTUÁRIO PIAUIENSE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113095
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6006
    "inscrito_id" => 13570
    "titulo" => "CARTILHA DE COLORIR DE ESPÉCIES DO ESTUÁRIO PIAUIENSE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA"
    "resumo" => "O estuário é um ambiente de transição entre um rio e o mar, que tem influência das marés e apresenta cenários ideais para avaliar como as espécies interagem e respondem às alterações ambientais. A região estuarina do nordeste do Brasil, mais especificamente do Piauí, possui uma grande diversidade biológica. Uma considerável quantidade de espécies de animais fazem da região do estuário piauiense sua morada, incluindo uma variedade de aves, répteis, crustáceos, peixes e mamíferos. No entanto, algumas dessas espécies de animais presentes nessa fauna estão em ameaça de extinção, como o macaco-prego, o guará, o peixe-boi e o caranguejo-uçá, que está qualificado como quase ameaçado. O objetivo central do presente trabalho é trazer uma cartilha para colorir, como ferramenta auxiliar no ensino da zoologia de espécies do estuário piauiense, mais especificamente no eixo de educação ambiental, o qual busca trazer de forma lúdica as espécies que merecem atenção para conscientização sobre a preservação. A cartilha pode ser descrita como um material composto de ilustrações para colorir de algumas das espécies supracitadas, com legendas que falem sobre o espécime retratado e sua importância no ecossistema. Trata-se de uma proposta de ferramenta auxiliar aos alunos do ensino fundamental no entendimento da educação ambiental, podendo auxiliar também na compreensão do funcionamento do ecossistema, trazendo o papel exercido por cada espécie na manutenção do ecossistema. Os resultados esperados são, além de um maior conhecimento acerca das espécies ameaçadas, a conscientização de preservação da vida nos ecossistemas estuarinos. Dado o exposto, a cartilha se torna uma ferramenta interessante e com aplicabilidade viável, pois relacionar os conhecimentos adquiridos em aulas teóricas com imagens a serem coloridas pelo aluno o faz um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, enriquecendo o vocabulário científico de maneira diferenciada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13570_TB6006_22102024110535.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN RODRIGUES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUAN"
    "autor_email" => "luanr5342@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113095
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6006
    "inscrito_id" => 13570
    "titulo" => "CARTILHA DE COLORIR DE ESPÉCIES DO ESTUÁRIO PIAUIENSE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA"
    "resumo" => "O estuário é um ambiente de transição entre um rio e o mar, que tem influência das marés e apresenta cenários ideais para avaliar como as espécies interagem e respondem às alterações ambientais. A região estuarina do nordeste do Brasil, mais especificamente do Piauí, possui uma grande diversidade biológica. Uma considerável quantidade de espécies de animais fazem da região do estuário piauiense sua morada, incluindo uma variedade de aves, répteis, crustáceos, peixes e mamíferos. No entanto, algumas dessas espécies de animais presentes nessa fauna estão em ameaça de extinção, como o macaco-prego, o guará, o peixe-boi e o caranguejo-uçá, que está qualificado como quase ameaçado. O objetivo central do presente trabalho é trazer uma cartilha para colorir, como ferramenta auxiliar no ensino da zoologia de espécies do estuário piauiense, mais especificamente no eixo de educação ambiental, o qual busca trazer de forma lúdica as espécies que merecem atenção para conscientização sobre a preservação. A cartilha pode ser descrita como um material composto de ilustrações para colorir de algumas das espécies supracitadas, com legendas que falem sobre o espécime retratado e sua importância no ecossistema. Trata-se de uma proposta de ferramenta auxiliar aos alunos do ensino fundamental no entendimento da educação ambiental, podendo auxiliar também na compreensão do funcionamento do ecossistema, trazendo o papel exercido por cada espécie na manutenção do ecossistema. Os resultados esperados são, além de um maior conhecimento acerca das espécies ameaçadas, a conscientização de preservação da vida nos ecossistemas estuarinos. Dado o exposto, a cartilha se torna uma ferramenta interessante e com aplicabilidade viável, pois relacionar os conhecimentos adquiridos em aulas teóricas com imagens a serem coloridas pelo aluno o faz um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, enriquecendo o vocabulário científico de maneira diferenciada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13570_TB6006_22102024110535.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN RODRIGUES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUAN"
    "autor_email" => "luanr5342@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O estuário é um ambiente de transição entre um rio e o mar, que tem influência das marés e apresenta cenários ideais para avaliar como as espécies interagem e respondem às alterações ambientais. A região estuarina do nordeste do Brasil, mais especificamente do Piauí, possui uma grande diversidade biológica. Uma considerável quantidade de espécies de animais fazem da região do estuário piauiense sua morada, incluindo uma variedade de aves, répteis, crustáceos, peixes e mamíferos. No entanto, algumas dessas espécies de animais presentes nessa fauna estão em ameaça de extinção, como o macaco-prego, o guará, o peixe-boi e o caranguejo-uçá, que está qualificado como quase ameaçado. O objetivo central do presente trabalho é trazer uma cartilha para colorir, como ferramenta auxiliar no ensino da zoologia de espécies do estuário piauiense, mais especificamente no eixo de educação ambiental, o qual busca trazer de forma lúdica as espécies que merecem atenção para conscientização sobre a preservação. A cartilha pode ser descrita como um material composto de ilustrações para colorir de algumas das espécies supracitadas, com legendas que falem sobre o espécime retratado e sua importância no ecossistema. Trata-se de uma proposta de ferramenta auxiliar aos alunos do ensino fundamental no entendimento da educação ambiental, podendo auxiliar também na compreensão do funcionamento do ecossistema, trazendo o papel exercido por cada espécie na manutenção do ecossistema. Os resultados esperados são, além de um maior conhecimento acerca das espécies ameaçadas, a conscientização de preservação da vida nos ecossistemas estuarinos. Dado o exposto, a cartilha se torna uma ferramenta interessante e com aplicabilidade viável, pois relacionar os conhecimentos adquiridos em aulas teóricas com imagens a serem coloridas pelo aluno o faz um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, enriquecendo o vocabulário científico de maneira diferenciada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.