Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO: CAPACITANDO OS DOCENTES PARA PROMOVER O PROTAGONISMO JUVENIL E A AUTONOMIA DOS ALUNOS NO NOVO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109120
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 373
    "inscrito_id" => 3189
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO: CAPACITANDO OS DOCENTES PARA PROMOVER O PROTAGONISMO JUVENIL E A AUTONOMIA DOS ALUNOS NO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "No cenário dinâmico do ensino médio contemporâneo, capacitar os educadores para promoverem o protagonismo juvenil e a autonomia dos alunos é crucial. As estratégias de engajamento desempenham um papel central nesse processo de transformação educacional. Ao adotar abordagens inovadoras e centradas no aluno, os docentes podem cultivar um ambiente de aprendizagem vibrante e participativo. Essas estratégias não se limitam apenas ao fornecimento de informações; elas buscam estimular a curiosidade dos alunos e encorajar sua participação ativa no processo de aprendizagem. Por exemplo, os educadores podem incorporar métodos de ensino baseados em projetos, que permitem aos alunos explorarem tópicos de seu interesse, desenvolvendo suas habilidades de pesquisa, resolução de problemas e colaboração. Além disso, a tecnologia desempenha um papel fundamental na promoção do protagonismo juvenil. Ferramentas digitais interativas e plataformas de aprendizagem online oferecem oportunidades para os alunos explorarem conceitos de forma autônoma, experimentarem aprendizagem personalizada e colaborarem com colegas em projetos colaborativos. Ao mesmo tempo, os educadores precisam ser capacitados para aproveitar ao máximo essas ferramentas, integrando-as de forma eficaz em suas práticas pedagógicas. Isso requer não apenas habilidades técnicas, mas também uma compreensão profunda dos princípios pedagógicos subjacentes e da importância de promover a autonomia dos alunos. Portanto, as estratégias de engajamento devem ser adaptadas às necessidades e características específicas de cada grupo de alunos, levando em consideração seu contexto socioeconômico, cultural e emocional. Ao fazer isso, os educadores podem criar um ambiente inclusivo e estimulante que capacita os alunos a assumirem um papel ativo em sua própria educação, preparando-os para os desafios do século XXI."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3189_TB373_04042024120137.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS MAGALHAES DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO MENEZES"
    "autor_email" => "antonio_menezes05@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109120
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 373
    "inscrito_id" => 3189
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO: CAPACITANDO OS DOCENTES PARA PROMOVER O PROTAGONISMO JUVENIL E A AUTONOMIA DOS ALUNOS NO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "No cenário dinâmico do ensino médio contemporâneo, capacitar os educadores para promoverem o protagonismo juvenil e a autonomia dos alunos é crucial. As estratégias de engajamento desempenham um papel central nesse processo de transformação educacional. Ao adotar abordagens inovadoras e centradas no aluno, os docentes podem cultivar um ambiente de aprendizagem vibrante e participativo. Essas estratégias não se limitam apenas ao fornecimento de informações; elas buscam estimular a curiosidade dos alunos e encorajar sua participação ativa no processo de aprendizagem. Por exemplo, os educadores podem incorporar métodos de ensino baseados em projetos, que permitem aos alunos explorarem tópicos de seu interesse, desenvolvendo suas habilidades de pesquisa, resolução de problemas e colaboração. Além disso, a tecnologia desempenha um papel fundamental na promoção do protagonismo juvenil. Ferramentas digitais interativas e plataformas de aprendizagem online oferecem oportunidades para os alunos explorarem conceitos de forma autônoma, experimentarem aprendizagem personalizada e colaborarem com colegas em projetos colaborativos. Ao mesmo tempo, os educadores precisam ser capacitados para aproveitar ao máximo essas ferramentas, integrando-as de forma eficaz em suas práticas pedagógicas. Isso requer não apenas habilidades técnicas, mas também uma compreensão profunda dos princípios pedagógicos subjacentes e da importância de promover a autonomia dos alunos. Portanto, as estratégias de engajamento devem ser adaptadas às necessidades e características específicas de cada grupo de alunos, levando em consideração seu contexto socioeconômico, cultural e emocional. Ao fazer isso, os educadores podem criar um ambiente inclusivo e estimulante que capacita os alunos a assumirem um papel ativo em sua própria educação, preparando-os para os desafios do século XXI."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3189_TB373_04042024120137.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS MAGALHAES DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO MENEZES"
    "autor_email" => "antonio_menezes05@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No cenário dinâmico do ensino médio contemporâneo, capacitar os educadores para promoverem o protagonismo juvenil e a autonomia dos alunos é crucial. As estratégias de engajamento desempenham um papel central nesse processo de transformação educacional. Ao adotar abordagens inovadoras e centradas no aluno, os docentes podem cultivar um ambiente de aprendizagem vibrante e participativo. Essas estratégias não se limitam apenas ao fornecimento de informações; elas buscam estimular a curiosidade dos alunos e encorajar sua participação ativa no processo de aprendizagem. Por exemplo, os educadores podem incorporar métodos de ensino baseados em projetos, que permitem aos alunos explorarem tópicos de seu interesse, desenvolvendo suas habilidades de pesquisa, resolução de problemas e colaboração. Além disso, a tecnologia desempenha um papel fundamental na promoção do protagonismo juvenil. Ferramentas digitais interativas e plataformas de aprendizagem online oferecem oportunidades para os alunos explorarem conceitos de forma autônoma, experimentarem aprendizagem personalizada e colaborarem com colegas em projetos colaborativos. Ao mesmo tempo, os educadores precisam ser capacitados para aproveitar ao máximo essas ferramentas, integrando-as de forma eficaz em suas práticas pedagógicas. Isso requer não apenas habilidades técnicas, mas também uma compreensão profunda dos princípios pedagógicos subjacentes e da importância de promover a autonomia dos alunos. Portanto, as estratégias de engajamento devem ser adaptadas às necessidades e características específicas de cada grupo de alunos, levando em consideração seu contexto socioeconômico, cultural e emocional. Ao fazer isso, os educadores podem criar um ambiente inclusivo e estimulante que capacita os alunos a assumirem um papel ativo em sua própria educação, preparando-os para os desafios do século XXI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.