O presente trabalho aborda os impactos do ensino remoto no cursinho popular Projeto Novo Vestibular (PNV) da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante o período pandêmico da Covid-19. O estudo se debruça sobre o processo de retomada das atividades presenciais, cuja análise se fez a partir do olhar dos docentes que estiveram presentes nesses dois momentos do cursinho. Os objetivos principais foram compreender os principais impactos sofridos nas estratégias de ensino remoto emergencial, os maiores desafios para a retomada ao modelo presencial e a reconstrução da estrutura curricular pelos professores(as). Essa pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou os seguintes referenciais teóricos: Clarissa Brito (2021) e Thayse (2017), cujas contribuições analisaram o processo de aprendizado do indivíduo, Moore (1995) sobre o distanciamento entre discente e docente ocorrido no ensino remoto emergencial, e Paulo Freire (1978) no que concerne aos princípios teórico-metodológicos da educação popular e sua ação no aprendizado e contribuição para a sociedade. Foram aplicados questionários semiestruturados com oito docentes do cursinho contendo nove perguntas norteadoras sobre o período pandêmico e a retomada. Verificou-se que a falta de acesso ao ensino remoto emergencial e as restrições do uso de diferentes processos afetaram a retomada das aulas presenciais e a relação entre alunos e professores. A metodologia de ensino popular também foi impactada, exigindo dos professores esforços para recuperar conteúdos perdidos no ensino remoto emergencial. Concluiu-se que é crucial garantir um acesso equitativo à educação e oferecer suporte aos professores(as) para enfrentar os desafios da transição entre o ensino presencial e remoto emergencial.