A monitoria na UFPB é um programa acadêmico de incentivo e formação à docência nos cursos de graduação. Oportuniza aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais ao processo de ensino-aprendizagem, além de aprofundar, teoricamente, os conteúdos relacionados ao componente curricular ao qual se vincula. Este trabalho expressa a experiência de quatro semestres letivos do papel da monitoria no componente curricular “formação docente em ensino de biologia”. Esse componente tem como finalidade conectar os estudantes à formação acadêmica e profissional docente. As atividades envolveram: aulas expositivas, palestras, seminários, elaboração de relatórios e plantões pedagógicos por meio da plataforma virtual Google Meet. Aulas práticas de campo também foram incorporadas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. O plantão pedagógico foi estratégico para orientação nas apreentações temáticas em aulas e eventos. Foi disponibilizado aos alunos, guias pedagógaicos, normas da ABNT e ferramentas virtuais (Canva, padlet e Google Meet). Foram realizadas visitas em instituições e entidades, visando o aprofundamento teórico e contextualização ao cotidano do aluno. Dentre os setores/órgãos visitados: a Casa da Ciência para conhecimento das coleções biologicas e compreesão da importância do espaço para a divulgação cientifica; Escola da educação basica; Museu de Ciências Morfológicas e Jardim Botânico Benjamim Maranhão. Tais visitas promoveram estudos contextualizados e produção de conhecimentos relacionados à prática docente. Esse intercâmbio de conhecimentos e de experiências proporcina a implementação de métodos de ensino inovadores, gerando reflexões sobre a ação-prática-ação, e permitindo aos monitores planejar atividades que atendam às demandas vigentes, tornando o ensino flexível e sensível às necessidades socioeducacionais. O ensino para além da sala de aula enriquece a formação inicial e reafirma a necessidade da popularização da ciência para além dos espaços formais de educação. O processo de avaliação, na perspectiva formativa, permitiu a identificação de fragilidades e potencialidades dos estudantes, reveladas em suas produções acadêmicas.