CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – ESTUDO DE CASO NA UFPB.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109505 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 890 "inscrito_id" => 6093 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – ESTUDO DE CASO NA UFPB." "resumo" => "A monitoria na UFPB é um programa acadêmico de incentivo e formação à docência nos cursos de graduação. Oportuniza aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais ao processo de ensino-aprendizagem, além de aprofundar, teoricamente, os conteúdos relacionados ao componente curricular ao qual se vincula. Este trabalho expressa a experiência de quatro semestres letivos do papel da monitoria no componente curricular “formação docente em ensino de biologia”. Esse componente tem como finalidade conectar os estudantes à formação acadêmica e profissional docente. As atividades envolveram: aulas expositivas, palestras, seminários, elaboração de relatórios e plantões pedagógicos por meio da plataforma virtual Google Meet. Aulas práticas de campo também foram incorporadas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. O plantão pedagógico foi estratégico para orientação nas apreentações temáticas em aulas e eventos. Foi disponibilizado aos alunos, guias pedagógaicos, normas da ABNT e ferramentas virtuais (Canva, padlet e Google Meet). Foram realizadas visitas em instituições e entidades, visando o aprofundamento teórico e contextualização ao cotidano do aluno. Dentre os setores/órgãos visitados: a Casa da Ciência para conhecimento das coleções biologicas e compreesão da importância do espaço para a divulgação cientifica; Escola da educação basica; Museu de Ciências Morfológicas e Jardim Botânico Benjamim Maranhão. Tais visitas promoveram estudos contextualizados e produção de conhecimentos relacionados à prática docente. Esse intercâmbio de conhecimentos e de experiências proporcina a implementação de métodos de ensino inovadores, gerando reflexões sobre a ação-prática-ação, e permitindo aos monitores planejar atividades que atendam às demandas vigentes, tornando o ensino flexível e sensível às necessidades socioeducacionais. O ensino para além da sala de aula enriquece a formação inicial e reafirma a necessidade da popularização da ciência para além dos espaços formais de educação. O processo de avaliação, na perspectiva formativa, permitiu a identificação de fragilidades e potencialidades dos estudantes, reveladas em suas produções acadêmicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6093_TB890_23102024160412.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERIKY LUCAS SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HERIKY" "autor_email" => "heriky.lucas@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109505 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 890 "inscrito_id" => 6093 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – ESTUDO DE CASO NA UFPB." "resumo" => "A monitoria na UFPB é um programa acadêmico de incentivo e formação à docência nos cursos de graduação. Oportuniza aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais ao processo de ensino-aprendizagem, além de aprofundar, teoricamente, os conteúdos relacionados ao componente curricular ao qual se vincula. Este trabalho expressa a experiência de quatro semestres letivos do papel da monitoria no componente curricular “formação docente em ensino de biologia”. Esse componente tem como finalidade conectar os estudantes à formação acadêmica e profissional docente. As atividades envolveram: aulas expositivas, palestras, seminários, elaboração de relatórios e plantões pedagógicos por meio da plataforma virtual Google Meet. Aulas práticas de campo também foram incorporadas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. O plantão pedagógico foi estratégico para orientação nas apreentações temáticas em aulas e eventos. Foi disponibilizado aos alunos, guias pedagógaicos, normas da ABNT e ferramentas virtuais (Canva, padlet e Google Meet). Foram realizadas visitas em instituições e entidades, visando o aprofundamento teórico e contextualização ao cotidano do aluno. Dentre os setores/órgãos visitados: a Casa da Ciência para conhecimento das coleções biologicas e compreesão da importância do espaço para a divulgação cientifica; Escola da educação basica; Museu de Ciências Morfológicas e Jardim Botânico Benjamim Maranhão. Tais visitas promoveram estudos contextualizados e produção de conhecimentos relacionados à prática docente. Esse intercâmbio de conhecimentos e de experiências proporcina a implementação de métodos de ensino inovadores, gerando reflexões sobre a ação-prática-ação, e permitindo aos monitores planejar atividades que atendam às demandas vigentes, tornando o ensino flexível e sensível às necessidades socioeducacionais. O ensino para além da sala de aula enriquece a formação inicial e reafirma a necessidade da popularização da ciência para além dos espaços formais de educação. O processo de avaliação, na perspectiva formativa, permitiu a identificação de fragilidades e potencialidades dos estudantes, reveladas em suas produções acadêmicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6093_TB890_23102024160412.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERIKY LUCAS SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HERIKY" "autor_email" => "heriky.lucas@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }