CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE CÉLULAS: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111115 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3154 "inscrito_id" => 9861 "titulo" => "CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE CÉLULAS: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA" "resumo" => "Este artigo apresenta uma análise exploratória dos conhecimentos prévios sobre células, em alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II. Considerando a importância do entendimento básico sobre biologia celular para a compreensão de diversos conceitos científicos, investigamos o nível de familiaridade dos estudantes com os fundamentos das células. A pesquisa foi conduzida por meio de questionários prévios semiestruturados (pré-teste e pós-teste) e atividades teóricas e práticas envolvendo um total de 30 alunos, visando identificar lacunas de conhecimento e áreas de dificuldade dos mesmos sobre a temática em questão. Os resultados destacam aspectos chave que podem subsidiar práticas pedagógicas mais eficientes e estratégias de ensino voltadas para o fortalecimento das bases conceituais em biologia celular nessa faixa etária. Os estudantes apresentaram dificuldades significativas em sua compreensão, especialmente no domínio da estrutura celular, e demonstraram falta de motivação para explorar esses conteúdos. Além disso, suas concepções sobre os conceitos dentro desta área são imprecisas. O déficit pode ser atribuído, em parte, à obsolescência ou falta de relevância do material didático utilizado, bem como à abordagem pedagógica empregada no ensino do tema e a carência de um espaço adequado na escola para a realização de práticas laboratoriais. A compreensão desses desafios é fundamental para a implementação de estratégias eficazes que promovam uma aprendizagem mais sólida e significativa em biologia celular." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9861_TB3154_27102024172537.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACSON RIBEIRO LISBOA" "autor_nome_curto" => "JACSON" "autor_email" => "jacsonlisboa6@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111115 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3154 "inscrito_id" => 9861 "titulo" => "CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE CÉLULAS: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA" "resumo" => "Este artigo apresenta uma análise exploratória dos conhecimentos prévios sobre células, em alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II. Considerando a importância do entendimento básico sobre biologia celular para a compreensão de diversos conceitos científicos, investigamos o nível de familiaridade dos estudantes com os fundamentos das células. A pesquisa foi conduzida por meio de questionários prévios semiestruturados (pré-teste e pós-teste) e atividades teóricas e práticas envolvendo um total de 30 alunos, visando identificar lacunas de conhecimento e áreas de dificuldade dos mesmos sobre a temática em questão. Os resultados destacam aspectos chave que podem subsidiar práticas pedagógicas mais eficientes e estratégias de ensino voltadas para o fortalecimento das bases conceituais em biologia celular nessa faixa etária. Os estudantes apresentaram dificuldades significativas em sua compreensão, especialmente no domínio da estrutura celular, e demonstraram falta de motivação para explorar esses conteúdos. Além disso, suas concepções sobre os conceitos dentro desta área são imprecisas. O déficit pode ser atribuído, em parte, à obsolescência ou falta de relevância do material didático utilizado, bem como à abordagem pedagógica empregada no ensino do tema e a carência de um espaço adequado na escola para a realização de práticas laboratoriais. A compreensão desses desafios é fundamental para a implementação de estratégias eficazes que promovam uma aprendizagem mais sólida e significativa em biologia celular." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9861_TB3154_27102024172537.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACSON RIBEIRO LISBOA" "autor_nome_curto" => "JACSON" "autor_email" => "jacsonlisboa6@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }