INCLUSÃO E AUTONOMIA: O PROTAGONISMO DO ESTUDANTE CEGO NO ESPAÇO ESCOLAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113408 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6467 "inscrito_id" => 1299 "titulo" => "INCLUSÃO E AUTONOMIA: O PROTAGONISMO DO ESTUDANTE CEGO NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "Esta pesquisa qualitativa tem como objeto a inclusão de alunos cegos e o protagonismo e autonomia na Educação Básica dentro do âmbito educativo do Estado de Mato Grosso. O objetivo foi identificar o desenvolvimento do estudante em braille e se houve protagonismo ou há protagonismo de fato no âmbito educacional. O referencial teórico-metodológico que embasa a pesquisa é Belarmino que traz conceitos e reflexões em relação à valorização do braille na Educação Especial. A pesquisa consta com 03 (três) professores – 01 (um) cego, 01 (uma) acompanhante/professor de apoio especializado e 01 (um) regente da sala de aula. A questão que norteia a pesquisa foi: Como o braile pode trazer melhorias/benefícios dando ao estudante cego autonomia e o transformando em protagonista em qualquer contexto em uma rede estadual de educação de Mato Grosso? Pretendeu-se verificar as implicações dos processos de ensino ao que se refere à autonomia e protagonismo do sujeito. Identificou-se três abordagens nos métodos de ensino em braille: i) método mais conhecido – com a reglete; ii) métodos de Louis Braille; iii) desenvolvimento do estudante mediante a prática com reglete”. O trabalho identificou os seguintes resultados: a) aluna que está praticando a escrita com a reglete já consegue ler o que está em braille ao menos no que já foi aprendido e apreendido; b) resultados positivos com ajuda de um professor cego; c) avaliação da aluna cega com proposta bimestral positiva com repetição de conteúdo estudado na reglete." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1299_TB6467_19062024133722.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILCÉIA SALDANHA CARNEIRO NILCEIA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "NILCÉIA SALDANH" "autor_email" => "nilceia.saldanha@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113408 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6467 "inscrito_id" => 1299 "titulo" => "INCLUSÃO E AUTONOMIA: O PROTAGONISMO DO ESTUDANTE CEGO NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "Esta pesquisa qualitativa tem como objeto a inclusão de alunos cegos e o protagonismo e autonomia na Educação Básica dentro do âmbito educativo do Estado de Mato Grosso. O objetivo foi identificar o desenvolvimento do estudante em braille e se houve protagonismo ou há protagonismo de fato no âmbito educacional. O referencial teórico-metodológico que embasa a pesquisa é Belarmino que traz conceitos e reflexões em relação à valorização do braille na Educação Especial. A pesquisa consta com 03 (três) professores – 01 (um) cego, 01 (uma) acompanhante/professor de apoio especializado e 01 (um) regente da sala de aula. A questão que norteia a pesquisa foi: Como o braile pode trazer melhorias/benefícios dando ao estudante cego autonomia e o transformando em protagonista em qualquer contexto em uma rede estadual de educação de Mato Grosso? Pretendeu-se verificar as implicações dos processos de ensino ao que se refere à autonomia e protagonismo do sujeito. Identificou-se três abordagens nos métodos de ensino em braille: i) método mais conhecido – com a reglete; ii) métodos de Louis Braille; iii) desenvolvimento do estudante mediante a prática com reglete”. O trabalho identificou os seguintes resultados: a) aluna que está praticando a escrita com a reglete já consegue ler o que está em braille ao menos no que já foi aprendido e apreendido; b) resultados positivos com ajuda de um professor cego; c) avaliação da aluna cega com proposta bimestral positiva com repetição de conteúdo estudado na reglete." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1299_TB6467_19062024133722.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILCÉIA SALDANHA CARNEIRO NILCEIA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "NILCÉIA SALDANH" "autor_email" => "nilceia.saldanha@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }