Este estudo traz uma reflexão sobre o papel dos professores contexto de ensino do período pós pandêmico, em que a imersão digital e a vastidão de informações finalmente chegam como possibilidade palpável as redes de ensino. Nossas escolas jamais voltarão a ser como antes, pois uma grande revolução metodológica foi desencapsulada com as necessidades provenientes do período de isolamento social para que a educação continuasse a exercer seu papel. Nossos alunos utilizaram múltiplas possibilidades de aprendizagem usando não apenas a tecnologia e os recursos de pesquisa online, mas as possibilidades de metodologias inovadoras que se abriram neste momento. A obra “Armas, germes e aço: os destinos das sociedades”, Jared Diamond (2013) disserta, entre muitas teorias, sobre as evoluções históricas da sociedade e suas causas, e entre as principais forças motrizes as forças que dão nome ao livro para que isto ocorra. Contrapondo esta evolução, a pobreza se coloca como obstáculo frente as chances de muitos estarem aptos a ingressar de forma efetiva ao ensino digitalmente remoto. Segundo pesquisa da TIC Kids, citada pelo site UNICEF (2020), “4,8 milhões de crianças e adolescentes de 9 a 17 anos de idade vivem em domicílios sem acesso à internet no Brasil”. A necessidade de fazer educação de uma maneira totalmente nova e dar continuidade ao processo educativo, tendo em vista a urgência que o processo exigiu, realmente é algo desafiador. Muitas mudanças e revoluções que desabrocharam e foram postas em prática neste período, já eram possíveis e estavam previstas para acontecer, mas ao contrário do que muitos achavam, não estavam longe de serem concretizadas, e foram antecipadas em anos, ou mesmo décadas. Sendo assim é de suma importância que tenhamos consciência do novo papel que nós educadores temos a desempenhar para este público renovado e para este novo tempo.