ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DO TEMPO: UMA JORNADA PELAS MEMÓRIAS DO PASSADO E VISÕES SOBRE O FUTURO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109728 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1197 "inscrito_id" => 4628 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DO TEMPO: UMA JORNADA PELAS MEMÓRIAS DO PASSADO E VISÕES SOBRE O FUTURO." "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar a historicidade da alfabetização a partir das memórias e experiências na educação e alfabetização paraense, mediante as narrativas pessoais das autoras (2007 e 2008) e análise do métodos de alfabetização correspondentes a essa época e a realidade vivenciada no alfabetizar contemporâneo (2023-2024). Outrossim, busca também fomentar práticas pedagógicas e métodos de alfabetização significativos nos futuros processos educacionais e práticas docentes. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, de campo e bibliográfica, com base nas memórias do processo de alfabetização das autoras e nos estudos e análises de Mortatti (2010) acerca da aplicação dos métodos de alfabetizar na História da Educação em parâmetros nacionais, que investiga e descreve os momentos marcantes desse contexto no Brasil. Ademais, a pesquisa se debruça também no estudo de Fontoura e Lucio (2022) que postulam sobre a temática no âmbito regional, apresentando a alfabetização na História da Educação no Estado do Pará. Desta feita, observou-se as disparidades entre teoria e prática educativa de alfabetização, fomentando assim, a discussão dos métodos existentes, ultrapassados e ainda praticados. Como resultado das discussões, observou-se a necessidade de garantir uma presente (e futura) História da Educação baseada na prática pedagógica e metodologias educacionais significativas de alfabetização, que correspondam às teorias atualmente estudadas e que vislumbrem a formação de sujeitos críticos, que aprendam a partir de suas vivências e de forma significativa, para assim, transformarem sua realidade, dessa forma é possível dar acesso ao que é considerado privilégio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4628_TB1197_29022024210625.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTELA REGINA MARQUES LIMA" "autor_nome_curto" => "Estela Marques" "autor_email" => "estelamarques2001@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109728 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1197 "inscrito_id" => 4628 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DO TEMPO: UMA JORNADA PELAS MEMÓRIAS DO PASSADO E VISÕES SOBRE O FUTURO." "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar a historicidade da alfabetização a partir das memórias e experiências na educação e alfabetização paraense, mediante as narrativas pessoais das autoras (2007 e 2008) e análise do métodos de alfabetização correspondentes a essa época e a realidade vivenciada no alfabetizar contemporâneo (2023-2024). Outrossim, busca também fomentar práticas pedagógicas e métodos de alfabetização significativos nos futuros processos educacionais e práticas docentes. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, de campo e bibliográfica, com base nas memórias do processo de alfabetização das autoras e nos estudos e análises de Mortatti (2010) acerca da aplicação dos métodos de alfabetizar na História da Educação em parâmetros nacionais, que investiga e descreve os momentos marcantes desse contexto no Brasil. Ademais, a pesquisa se debruça também no estudo de Fontoura e Lucio (2022) que postulam sobre a temática no âmbito regional, apresentando a alfabetização na História da Educação no Estado do Pará. Desta feita, observou-se as disparidades entre teoria e prática educativa de alfabetização, fomentando assim, a discussão dos métodos existentes, ultrapassados e ainda praticados. Como resultado das discussões, observou-se a necessidade de garantir uma presente (e futura) História da Educação baseada na prática pedagógica e metodologias educacionais significativas de alfabetização, que correspondam às teorias atualmente estudadas e que vislumbrem a formação de sujeitos críticos, que aprendam a partir de suas vivências e de forma significativa, para assim, transformarem sua realidade, dessa forma é possível dar acesso ao que é considerado privilégio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4628_TB1197_29022024210625.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTELA REGINA MARQUES LIMA" "autor_nome_curto" => "Estela Marques" "autor_email" => "estelamarques2001@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }