A educação ambiental sensibiliza o indivíduo para a transformação da sociedade, levando-o a reconhecer a importância da conservação do meio ambiente para a manutenção e sobrevivência da vida. Logo, é essencial que os alunos consigam compreender a realidade que os cerca, possibilitando-os a desenvolver atitudes que beneficiem a si e sua comunidade, entendendo suas relações com o meio ambiente. Nesse contexto, o objetivo desse estudo é relatar a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental. O projeto de intervenção objetivou construir um processo de aprendizagem que pudesse auxiliar no ensino da educação ambiental de modo a entender as problemáticas ambientais cotidianas e solucioná-las. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, aplicada, do tipo pesquisa de intervenção pedagógica em turmas de 6º anos de uma escola pública no bairro Prefeito José Walter, Fortaleza, Ceará. Foram realizadas atividades de resolução de problemas ambientais de acordo com o que o aluno pôde observar em seu cotidiano, relacionando-o com o conteúdo de “tratamento de água” e “resíduos sólidos” previsto no cronograma da disciplina de ciências, seguindo as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para as atividades, os alunos responderam a perguntas sobre o conteúdo proposto no livro didático e produziram desenhos solucionando problemas ambientais que podem ser observados próximos a suas localidades, bem como realizaram seminários por meio de perguntas norteadoras. A partir da análise e do caderno de observação, observou-se que os alunos relacionaram o conteúdo às problemáticas adjacentes às suas residências, de forma que os parâmetros da BNCC foram alcançados como planejado. Assim, é possível perceber que os alunos reconheceram os problemas ambientais e interpretaram soluções para os mesmos. Com isso, destaca-se que como primeira experiência em sala de aula na educação básica, esta foi considerada exitosa e um ponto de partida importante para a jornada docente aqui iniciada.