Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SARAU E DIREITOS HUMANOS: O ESPAÇO ESCOLAR COMO LUGAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109546
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 948
    "inscrito_id" => 3211
    "titulo" => "SARAU E DIREITOS HUMANOS: O ESPAÇO ESCOLAR COMO LUGAR"
    "resumo" => "O relato de experiência em questão foi produzido a partir das vivências no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), no núcleo de humanidades da Universidade Federal do ABC. O subprojeto Pibid Poético foi o responsável pela realização das atividades na escola - aulas de reforço, aulas de eletiva, montagem de murais e saraus - este último que é o tema de observação deste trabalho. Ao longo do ano escolar de 2022, foram realizados, na escola de atuação do PIBID, dois saraus que tiveram como tema principal os direitos humanos, assim, levando novos espaços de expressão para os estudantes. Os dois eventos tiveram como base, as aulas da eletiva (já que compartilhavam a mesma temática dos saraus), que a professora supervisora ministrava. Com as aulas, foi possível observar a proximidade (ou a falta dela) com cada temática levantada. O trabalho foi desenvolvido em conversa com diversos autores que trouxeram temas parecidos ou que explicaram anteriormente os conceitos presentes no texto, assim como Alessandro S. da Silva, bell Hooks, Nadia Lacerda, Raquel Barreto, Ricardo Nogueira e Yi-Fu Tuan. Esse relato busca mensurar e demonstrar como a produção dos Saraus, foi uma mudança de perspectiva para os bolsistas, a medida em que foi se tornando perceptível a importância do espaço escolar como um lugar (no sentido geográfico do conceito) que permite a propagação de temas relevantes, atuais, importantes e políticos, e que, de fato, valoriza, incentiva e dá voz à expressão dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3211_TB948_24102024144618.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEICA RODRIGUES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GLEICA"
    "autor_email" => "gleica.r@aluno.ufabc.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109546
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 948
    "inscrito_id" => 3211
    "titulo" => "SARAU E DIREITOS HUMANOS: O ESPAÇO ESCOLAR COMO LUGAR"
    "resumo" => "O relato de experiência em questão foi produzido a partir das vivências no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), no núcleo de humanidades da Universidade Federal do ABC. O subprojeto Pibid Poético foi o responsável pela realização das atividades na escola - aulas de reforço, aulas de eletiva, montagem de murais e saraus - este último que é o tema de observação deste trabalho. Ao longo do ano escolar de 2022, foram realizados, na escola de atuação do PIBID, dois saraus que tiveram como tema principal os direitos humanos, assim, levando novos espaços de expressão para os estudantes. Os dois eventos tiveram como base, as aulas da eletiva (já que compartilhavam a mesma temática dos saraus), que a professora supervisora ministrava. Com as aulas, foi possível observar a proximidade (ou a falta dela) com cada temática levantada. O trabalho foi desenvolvido em conversa com diversos autores que trouxeram temas parecidos ou que explicaram anteriormente os conceitos presentes no texto, assim como Alessandro S. da Silva, bell Hooks, Nadia Lacerda, Raquel Barreto, Ricardo Nogueira e Yi-Fu Tuan. Esse relato busca mensurar e demonstrar como a produção dos Saraus, foi uma mudança de perspectiva para os bolsistas, a medida em que foi se tornando perceptível a importância do espaço escolar como um lugar (no sentido geográfico do conceito) que permite a propagação de temas relevantes, atuais, importantes e políticos, e que, de fato, valoriza, incentiva e dá voz à expressão dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3211_TB948_24102024144618.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEICA RODRIGUES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GLEICA"
    "autor_email" => "gleica.r@aluno.ufabc.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O relato de experiência em questão foi produzido a partir das vivências no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), no núcleo de humanidades da Universidade Federal do ABC. O subprojeto Pibid Poético foi o responsável pela realização das atividades na escola - aulas de reforço, aulas de eletiva, montagem de murais e saraus - este último que é o tema de observação deste trabalho. Ao longo do ano escolar de 2022, foram realizados, na escola de atuação do PIBID, dois saraus que tiveram como tema principal os direitos humanos, assim, levando novos espaços de expressão para os estudantes. Os dois eventos tiveram como base, as aulas da eletiva (já que compartilhavam a mesma temática dos saraus), que a professora supervisora ministrava. Com as aulas, foi possível observar a proximidade (ou a falta dela) com cada temática levantada. O trabalho foi desenvolvido em conversa com diversos autores que trouxeram temas parecidos ou que explicaram anteriormente os conceitos presentes no texto, assim como Alessandro S. da Silva, bell Hooks, Nadia Lacerda, Raquel Barreto, Ricardo Nogueira e Yi-Fu Tuan. Esse relato busca mensurar e demonstrar como a produção dos Saraus, foi uma mudança de perspectiva para os bolsistas, a medida em que foi se tornando perceptível a importância do espaço escolar como um lugar (no sentido geográfico do conceito) que permite a propagação de temas relevantes, atuais, importantes e políticos, e que, de fato, valoriza, incentiva e dá voz à expressão dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.