DANÇA E PROCESSOS IMPROVISACIONAIS: A ARTE DO MOVIMENTO E SUAS “PROPOSTAS” COGNITIVAS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110758 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2645 "inscrito_id" => 9448 "titulo" => "DANÇA E PROCESSOS IMPROVISACIONAIS: A ARTE DO MOVIMENTO E SUAS “PROPOSTAS” COGNITIVAS." "resumo" => "A improvisação é uma linguagem da arte/dança que pode suscitar ações de natureza cognitiva, proporcionando, na prática, a aprendizagem para outras áreas de conhecimentos. No estudo, surge o interesse em saber como a arte do movimento, descoberto na improvisação em dança, pode contribuir com o desenvolvimento expressivo do aluno. Considerando o corpo como uma integração (corpomente), a cognição é operada também pelo movimento (sensóriomotor) expressando atitudes de natureza cognitiva. Para compreender as relações estabelecidas entre improvisação e cognição, o referencial teórico prioriza Berthoz(2020), Pinto(2015), Rengel(2011) em diálogo com Martins(1999), Melo(2020) e Ostrower(1973), seguindo a abordagem metodológica interdisciplinar citada por Marques(2013), entre outros pesquisadores. Para melhor exploração da pesquisa, a metodologia baseou-se numa abordagem qualitativa, de natureza exploratória e pesquisa ação Prodanov(2013). A pesquisa se deteve em uma Escola Municipal em Manacapuru-AM, com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Para coleta de dados foram realizadas aulas de improvisação em dança, no contexto de uma lenda amazônica “Honorato, A cobra Grande”, em metodologia interdisciplinar, assim como coleta de dados em vídeos, fotos e diálogo com os sujeitos da pesquisa. Os resultados que foram descritos e analisados apontam vários aspectos cognitivos evidenciados na ação de improvisar. Este estudo buscou compreender como a improvisação articula a cognição nos seus laboratórios criadores e quais aspectos dessa dança foram utilizados para chegar aos resultados obtidos no processo, deixando uma reflexão acerca das vivências da improvisação na escola, com o objetivo de continuar desenvolvendo metodologias da dança para aprendizagem dos alunos. Contudo, espera-se demostrar a relevância desse estudo artístico do corpo e contribuir para as reflexões acerca do fazer improvisacional, numa educação de aprendizagem sensível e criativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9448_TB2645_09102024010600.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSIELMA MAIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maiaj691@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110758 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2645 "inscrito_id" => 9448 "titulo" => "DANÇA E PROCESSOS IMPROVISACIONAIS: A ARTE DO MOVIMENTO E SUAS “PROPOSTAS” COGNITIVAS." "resumo" => "A improvisação é uma linguagem da arte/dança que pode suscitar ações de natureza cognitiva, proporcionando, na prática, a aprendizagem para outras áreas de conhecimentos. No estudo, surge o interesse em saber como a arte do movimento, descoberto na improvisação em dança, pode contribuir com o desenvolvimento expressivo do aluno. Considerando o corpo como uma integração (corpomente), a cognição é operada também pelo movimento (sensóriomotor) expressando atitudes de natureza cognitiva. Para compreender as relações estabelecidas entre improvisação e cognição, o referencial teórico prioriza Berthoz(2020), Pinto(2015), Rengel(2011) em diálogo com Martins(1999), Melo(2020) e Ostrower(1973), seguindo a abordagem metodológica interdisciplinar citada por Marques(2013), entre outros pesquisadores. Para melhor exploração da pesquisa, a metodologia baseou-se numa abordagem qualitativa, de natureza exploratória e pesquisa ação Prodanov(2013). A pesquisa se deteve em uma Escola Municipal em Manacapuru-AM, com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Para coleta de dados foram realizadas aulas de improvisação em dança, no contexto de uma lenda amazônica “Honorato, A cobra Grande”, em metodologia interdisciplinar, assim como coleta de dados em vídeos, fotos e diálogo com os sujeitos da pesquisa. Os resultados que foram descritos e analisados apontam vários aspectos cognitivos evidenciados na ação de improvisar. Este estudo buscou compreender como a improvisação articula a cognição nos seus laboratórios criadores e quais aspectos dessa dança foram utilizados para chegar aos resultados obtidos no processo, deixando uma reflexão acerca das vivências da improvisação na escola, com o objetivo de continuar desenvolvendo metodologias da dança para aprendizagem dos alunos. Contudo, espera-se demostrar a relevância desse estudo artístico do corpo e contribuir para as reflexões acerca do fazer improvisacional, numa educação de aprendizagem sensível e criativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9448_TB2645_09102024010600.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSIELMA MAIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maiaj691@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }