O presente artigo apresenta o planejamento de uma intervenção pedagógica. O trabalho visa enfatizar a importância da monitoria acadêmica e mostrar a sua potência como uma alternativa de desenvolvimento pedagógico. Farão parte dessa ação, professores e alunos da própria instituição. Os alunos veteranos estarão na condição de monitores e os ingressantes do primeiro período serão o público-alvo dessa atividade. O intuito é contribuir de forma direta para a minimização das dificuldades apresentadas na disciplina de introdução a lógica de programação, componente curricular do curso técnico em informática. Para dar embasamento teórico ao trabalho, utilizou-se produções da área e autores que fazem referência ao tema: Araújo (2007), Bosse e Gerosa (2015), Jantan e Aljunid (2012), Helminen e Malmi (2010), Libâneo (2013) e Matoso (2013). Os resultados esperados são que as dúvidas sejam sanadas e que os alunos consigam realizar as atividades de maneira autônoma, tanto individualmente como em grupo. Também é desejado que eles apresentem uma melhora nas aulas. É relatado que muitos alunos apresentam dificuldades nas disciplinas de programação, devido a sua complexidade, causando dificuldades em compreender os conteúdos. Desta forma, acredita-se que a monitoria contribui de forma direta para a aprendizagem e auxilia na resolução de um problema recorrente nos cursos da área de computação: altas taxas de evasão e reprovação.