O ADORMECER COLONIAL: OUVIR, COMPARTILHAR E FAZER, UM CAMINHO METODOLÓGICO PARA O (RE)DESCOBRIMENTO DO BRASIL NA AULA DE LITERATURA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110946 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2922 "inscrito_id" => 10170 "titulo" => "O ADORMECER COLONIAL: OUVIR, COMPARTILHAR E FAZER, UM CAMINHO METODOLÓGICO PARA O (RE)DESCOBRIMENTO DO BRASIL NA AULA DE LITERATURA" "resumo" => "A proposta didática aqui apresentada destaca a capacidade da literatura de educar emocionalmente (Pinheiro, 2023), visando a formação leitora alinhada a uma educação crítico-reflexiva e antirracista. Direcionada ao terceiro ano do Ensino Médio, a metodologia propõe a leitura de três textos em diferentes gêneros - canção, poesia e romance - representados pelas obras “História para ninar gente grande” (2019), samba-enredo da GRES Estação Primeira de Mangueira, “Canção de ninar colonial”, de Trudruá Dorrico (2023) e “Canção para ninar menino grande”, de Conceição Evaristo (2018). Embasada na metodologia da escuta literária (Bajour, 2013), buscamos diálogos com Pinheiro, (2020), Martins (2003), Jesus (2020), Scherlowski (2019), Dorrico (2017) e Carine (2023) para a construção dessa proposta que se justifica nas leis 10.639/03 e 11.645/08 e na BNCC (2018), incorporando uma perspectiva de leitura decolonial que valoriza a escrevivência e a construção coletiva de uma imagética brasileira, movimento crescente nas artes contemporâneas e também nas redes sociais, a exemplo da tendência imagética ou “trend aesthetic”, desenvolvida em especial nas redes sociais Instagram, TikTok e X (Twitter). A realização das leituras incluiu ainda reflexões epistemológicas e o uso de redes sociais e bancos de imagens, como o “Brasil com S”, para criar moodboards e vídeos curtos, promovendo e incentivando a construção de uma imagética brasileira decolonial. Destaca-se a utilização das redes sociais como ferramenta de resistência e elaboração de narrativas visuais, proporcionando uma experiência educativa e construtiva, além de promover um diálogo expressivo e inclusivo, integrando o meio social-virtual cotidiano dos alunos à leitura literária de forma prazerosa, educativa e fomentadora da cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10170_TB2922_17052024212456.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA ELLEN PENNA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "mapennaf@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110946 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2922 "inscrito_id" => 10170 "titulo" => "O ADORMECER COLONIAL: OUVIR, COMPARTILHAR E FAZER, UM CAMINHO METODOLÓGICO PARA O (RE)DESCOBRIMENTO DO BRASIL NA AULA DE LITERATURA" "resumo" => "A proposta didática aqui apresentada destaca a capacidade da literatura de educar emocionalmente (Pinheiro, 2023), visando a formação leitora alinhada a uma educação crítico-reflexiva e antirracista. Direcionada ao terceiro ano do Ensino Médio, a metodologia propõe a leitura de três textos em diferentes gêneros - canção, poesia e romance - representados pelas obras “História para ninar gente grande” (2019), samba-enredo da GRES Estação Primeira de Mangueira, “Canção de ninar colonial”, de Trudruá Dorrico (2023) e “Canção para ninar menino grande”, de Conceição Evaristo (2018). Embasada na metodologia da escuta literária (Bajour, 2013), buscamos diálogos com Pinheiro, (2020), Martins (2003), Jesus (2020), Scherlowski (2019), Dorrico (2017) e Carine (2023) para a construção dessa proposta que se justifica nas leis 10.639/03 e 11.645/08 e na BNCC (2018), incorporando uma perspectiva de leitura decolonial que valoriza a escrevivência e a construção coletiva de uma imagética brasileira, movimento crescente nas artes contemporâneas e também nas redes sociais, a exemplo da tendência imagética ou “trend aesthetic”, desenvolvida em especial nas redes sociais Instagram, TikTok e X (Twitter). A realização das leituras incluiu ainda reflexões epistemológicas e o uso de redes sociais e bancos de imagens, como o “Brasil com S”, para criar moodboards e vídeos curtos, promovendo e incentivando a construção de uma imagética brasileira decolonial. Destaca-se a utilização das redes sociais como ferramenta de resistência e elaboração de narrativas visuais, proporcionando uma experiência educativa e construtiva, além de promover um diálogo expressivo e inclusivo, integrando o meio social-virtual cotidiano dos alunos à leitura literária de forma prazerosa, educativa e fomentadora da cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10170_TB2922_17052024212456.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA ELLEN PENNA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "mapennaf@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }