NARRATIVAS INFANTIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTADO DA ARTE E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109559 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 966 "inscrito_id" => 881 "titulo" => "NARRATIVAS INFANTIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTADO DA ARTE E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "RESUMO Este estudo investiga a formação continuada de docentes na Educação Infantil, estabelecendo uma conexão com as narrativas infantis na contemporaneidade. A pesquisa, de natureza exploratória, qualitativa e bibliográfica, baseada em teses disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) entre 2018 e 2023, analisa a complexidade da formação docente na compreensão das narrativas infantis enquanto dispositivo de formação. Destaca-se a importância de considerar crianças como sujeitos históricos e de direitos, visando ampliar estudos na formação docente, especialmente na apropriação e legitimação das narrativas infantis. O objetivo é contribuir para o aprimoramento das práticas e compreensões relacionadas à formação docente nesse contexto, considerando a relevância das narrativas infantis. A metodologia incluiu uma busca criteriosa no portal da CAPES, utilizando os descritores Educação Infantil, Crianças, Infâncias, Narrativas infantis e Formação Continuada Docente. Dos 138 trabalhos correlatos encontrados, seis foram selecionados por atenderem aos descritores. A investigação busca analisar o estado da arte da formação continuada de professores na Educação Infantil, possibilitando um olhar reflexivo às práticas educativas. O desafio reside na complexidade das pesquisas, influenciadas pelo contexto pandêmico e por retrocessos políticos em relação aos investimentos na educação. Como resultado, espera-se que esta pesquisa possibilite reflexões para a melhoria das práticas de formação continuada docente na Educação Infantil, especialmente diante dos desafios impostos pelo contexto pandêmico e pelas limitações políticas nos investimentos educacionais. Destaca-se, ainda, a relevância das narrativas infantis como elemento fundante nesse processo de aprimoramento, favorecendo uma base sólida para o desenvolvimento da escuta sensível de estratégias pedagógicas mais democráticas centradas na criança. Palavras-chave: Formação Continuada Docente, Educação Infantil, Narrativas Infantis, Estado da Arte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID881_TB966_04102024200713.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDACI SANTOS LOPES" "autor_nome_curto" => "ALDACI" "autor_email" => "aldaeduc@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109559 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 966 "inscrito_id" => 881 "titulo" => "NARRATIVAS INFANTIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTADO DA ARTE E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "RESUMO Este estudo investiga a formação continuada de docentes na Educação Infantil, estabelecendo uma conexão com as narrativas infantis na contemporaneidade. A pesquisa, de natureza exploratória, qualitativa e bibliográfica, baseada em teses disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) entre 2018 e 2023, analisa a complexidade da formação docente na compreensão das narrativas infantis enquanto dispositivo de formação. Destaca-se a importância de considerar crianças como sujeitos históricos e de direitos, visando ampliar estudos na formação docente, especialmente na apropriação e legitimação das narrativas infantis. O objetivo é contribuir para o aprimoramento das práticas e compreensões relacionadas à formação docente nesse contexto, considerando a relevância das narrativas infantis. A metodologia incluiu uma busca criteriosa no portal da CAPES, utilizando os descritores Educação Infantil, Crianças, Infâncias, Narrativas infantis e Formação Continuada Docente. Dos 138 trabalhos correlatos encontrados, seis foram selecionados por atenderem aos descritores. A investigação busca analisar o estado da arte da formação continuada de professores na Educação Infantil, possibilitando um olhar reflexivo às práticas educativas. O desafio reside na complexidade das pesquisas, influenciadas pelo contexto pandêmico e por retrocessos políticos em relação aos investimentos na educação. Como resultado, espera-se que esta pesquisa possibilite reflexões para a melhoria das práticas de formação continuada docente na Educação Infantil, especialmente diante dos desafios impostos pelo contexto pandêmico e pelas limitações políticas nos investimentos educacionais. Destaca-se, ainda, a relevância das narrativas infantis como elemento fundante nesse processo de aprimoramento, favorecendo uma base sólida para o desenvolvimento da escuta sensível de estratégias pedagógicas mais democráticas centradas na criança. Palavras-chave: Formação Continuada Docente, Educação Infantil, Narrativas Infantis, Estado da Arte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID881_TB966_04102024200713.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDACI SANTOS LOPES" "autor_nome_curto" => "ALDACI" "autor_email" => "aldaeduc@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }