O ensino da Língua Inglesa para alunos e alunas com Síndrome de Down na Educação Básica das escolas públicas, apresenta diversos desafios e, muitas vezes, não é eficaz e significativo devido à falta de estratégias pedagógicas inclusivas e metodologias adequadas às necessidades educacionais especiais desses estudantes. A presente pesquisa tem como objetivo aplicar e analisar estratégias e abordagens pedagógicas, dentro e fora de sala de aula, a fim de tornar a aprendizagem da Língua Inglesa significativa para alunos e alunas com Síndrome de Down. O entorno pessoal de aprendizagem dos alunos e alunas será usado como orientação para as estratégias que serão aplicadas, assim como, o uso da tecnologia assistiva, sobretudo no que se refere à aquisição da linguagem, neste caso, a Língua Inglesa, será suporte na sala de aula. Através das Trilhas de Aprendizagem, que irão unir o entorno pessoal dos alunos e alunas e a tecnologia assistiva, espera-se que este estudo contribua para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes, promovendo assim uma educação mais igualitária e significativa para todos os estudantes. O impacto positivo dessas estratégias pode estender-se além da sala de aula, influenciando positivamente a vida desses alunos e alunas em diferentes contextos sociais e profissionais.