POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: ESTUDOS DE CASO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112363 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4960 "inscrito_id" => 12027 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: ESTUDOS DE CASO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA" "resumo" => "O presente estudo investiga o "Programa Alfa 1, 2, 3", uma iniciativa de política educacional desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME), implementada subsequente à pandemia de COVID-19, visando auxiliar na recomposição do aprendizado dos discentes nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Engloba os múltiplos desafios do processo de ensino-aprendizagem, abrangendo aspectos didáticos e as dimensões cognitivas, socioemocionais e culturais dos alunos. Utiliza-se da metodologia descritiva com uma abordagem mista, integrando análises quantitativas e qualitativas para explorar o fenômeno estudado de forma abrangente. Para consecução dos estudos de caso usou-se entrevistas semiestruturadas, grupos focais, observação direta em sala de aula e resultados de avaliações diagnósticas dos estudantes do 1º ano, turno da tarde, no período de 2022 a 2023. O arcabouço teórico advém dos estudos de Gatti (2021), Freire (1977), Arroyo (2015), Becskeházy (2020), Altenfelder (2022), entre outros. Os resultados preliminares indicam que, no início de 2022, cerca de 70% dos alunos não identificavam as letras e aproximadamente 80% estavam no estágio pré-silábico de escrita. Contudo, avaliações subsequentes em 2023 demonstram que houve avanço na leitura e escrita. Espera-se contribuir para o entendimento dos impactos do "Programa Alfa 1, 2, 3" sobre a aprendizagem dos estudantes, fornecendo informações que possam orientar a tomada de decisão pela SME, bem como apoiar o aprimoramento das políticas educacionais públicas no contexto local." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12027_TB4960_30092024083603.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAGILA LIRA AMORIM OLIMPIO" "autor_nome_curto" => "Nágila Lira" "autor_email" => "nagilalira@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112363 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4960 "inscrito_id" => 12027 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: ESTUDOS DE CASO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA" "resumo" => "O presente estudo investiga o "Programa Alfa 1, 2, 3", uma iniciativa de política educacional desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME), implementada subsequente à pandemia de COVID-19, visando auxiliar na recomposição do aprendizado dos discentes nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Engloba os múltiplos desafios do processo de ensino-aprendizagem, abrangendo aspectos didáticos e as dimensões cognitivas, socioemocionais e culturais dos alunos. Utiliza-se da metodologia descritiva com uma abordagem mista, integrando análises quantitativas e qualitativas para explorar o fenômeno estudado de forma abrangente. Para consecução dos estudos de caso usou-se entrevistas semiestruturadas, grupos focais, observação direta em sala de aula e resultados de avaliações diagnósticas dos estudantes do 1º ano, turno da tarde, no período de 2022 a 2023. O arcabouço teórico advém dos estudos de Gatti (2021), Freire (1977), Arroyo (2015), Becskeházy (2020), Altenfelder (2022), entre outros. Os resultados preliminares indicam que, no início de 2022, cerca de 70% dos alunos não identificavam as letras e aproximadamente 80% estavam no estágio pré-silábico de escrita. Contudo, avaliações subsequentes em 2023 demonstram que houve avanço na leitura e escrita. Espera-se contribuir para o entendimento dos impactos do "Programa Alfa 1, 2, 3" sobre a aprendizagem dos estudantes, fornecendo informações que possam orientar a tomada de decisão pela SME, bem como apoiar o aprimoramento das políticas educacionais públicas no contexto local." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12027_TB4960_30092024083603.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAGILA LIRA AMORIM OLIMPIO" "autor_nome_curto" => "Nágila Lira" "autor_email" => "nagilalira@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }