ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA: UM OLHAR SOBRE OS BOLETINS DO NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA (NAHUM)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109508 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 894 "inscrito_id" => 3262 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA: UM OLHAR SOBRE OS BOLETINS DO NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA (NAHUM)" "resumo" => "Partindo do pressuposto de que a alfabetização envolve a assimilação dos processos de leitura e escrita, contextualizados dentro das dimensões sociais e culturais da linguagem, este artigo, embasado na Teoria Histórico-Cultural e na Filosofia da Linguagem, e em diálogo com pensadores como Foucambert, Freinet e Bajard, visa apresentar os resultados da pesquisa de mestrado intitulada "Alfabetização Humanizadora: Vez e Voz às Crianças", que analisa os boletins do Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum). A pesquisa se propõe a investigar os Boletins do NAHum – Núcleo de Alfabetização Humanizadora, no período de 2020 a 2022. A alfabetização humanizadora contrasta com as abordagens oficiais de alfabetização, que frequentemente ensinam leitura e escrita de forma mecânica, desvinculada de seu contexto dialógico e discursivo. Nosso objetivo primordial é debater o conceito de alfabetização humanizadora e seus princípios, conforme disseminados nos boletins do (NAHum), que se contrapõem às abordagens baseadas em cartilhas ou métodos fonológicos e silábicos. Argumentamos a importância de desafiar esses modelos pedagógicos e enfatizamos a necessidade de promover, no ensino da língua portuguesa, estratégias que capacitem a emancipação dos aprendizes e a democratização da cultura por meio da escrita. Nosso objetivo é esclarecer os princípios orientadores da alfabetização humanizadora e advogar pela promoção de uma educação de alta qualidade para todos. Este estudo está alinhado com a busca por práticas de alfabetização que reconheçam a natureza complexa e contextualizada da linguagem, promovendo a participação ativa dos alunos na construção de significados por meio da leitura e escrita. Para isso, será abordada uma breve contextualização da fundação do (NAHum) e apresentada a análise dos conteúdos\u{A0} dos boletins que contribuem para a compreensão da Alfabetização Humanizadora, e da importância de assumir a compreensão da alfabetização intimamente ligada à sua função dialógica e social, representando um compromisso com uma educação mais inclusiva, equitativa e socialmente relevante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3262_TB894_17102024132214.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLA DOMINGUES TORRES HORTA" "autor_nome_curto" => "IZABELLA" "autor_email" => "izahtorress@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109508 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 894 "inscrito_id" => 3262 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA: UM OLHAR SOBRE OS BOLETINS DO NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA (NAHUM)" "resumo" => "Partindo do pressuposto de que a alfabetização envolve a assimilação dos processos de leitura e escrita, contextualizados dentro das dimensões sociais e culturais da linguagem, este artigo, embasado na Teoria Histórico-Cultural e na Filosofia da Linguagem, e em diálogo com pensadores como Foucambert, Freinet e Bajard, visa apresentar os resultados da pesquisa de mestrado intitulada "Alfabetização Humanizadora: Vez e Voz às Crianças", que analisa os boletins do Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum). A pesquisa se propõe a investigar os Boletins do NAHum – Núcleo de Alfabetização Humanizadora, no período de 2020 a 2022. A alfabetização humanizadora contrasta com as abordagens oficiais de alfabetização, que frequentemente ensinam leitura e escrita de forma mecânica, desvinculada de seu contexto dialógico e discursivo. Nosso objetivo primordial é debater o conceito de alfabetização humanizadora e seus princípios, conforme disseminados nos boletins do (NAHum), que se contrapõem às abordagens baseadas em cartilhas ou métodos fonológicos e silábicos. Argumentamos a importância de desafiar esses modelos pedagógicos e enfatizamos a necessidade de promover, no ensino da língua portuguesa, estratégias que capacitem a emancipação dos aprendizes e a democratização da cultura por meio da escrita. Nosso objetivo é esclarecer os princípios orientadores da alfabetização humanizadora e advogar pela promoção de uma educação de alta qualidade para todos. Este estudo está alinhado com a busca por práticas de alfabetização que reconheçam a natureza complexa e contextualizada da linguagem, promovendo a participação ativa dos alunos na construção de significados por meio da leitura e escrita. Para isso, será abordada uma breve contextualização da fundação do (NAHum) e apresentada a análise dos conteúdos\u{A0} dos boletins que contribuem para a compreensão da Alfabetização Humanizadora, e da importância de assumir a compreensão da alfabetização intimamente ligada à sua função dialógica e social, representando um compromisso com uma educação mais inclusiva, equitativa e socialmente relevante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3262_TB894_17102024132214.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLA DOMINGUES TORRES HORTA" "autor_nome_curto" => "IZABELLA" "autor_email" => "izahtorress@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }