No atual cenário educacional, a necessidade de utilizar recursos didáticos mais focados e lúdicos é crucial. A tradicional abordagem expositiva muitas vezes não é suficiente para engajar os alunos. Por isso, a ludicidade desempenha um papel importante, proporcionando um ambiente propício para a exploração criativa e a assimilação de conhecimento. É essencial compreender a importância de abordagens mais centradas no aluno e incorporar elementos lúdicos no ensino para promover uma educação mais eficaz e enriquecedora. Na busca por estratégias envolventes para o ensino dos elementos químicos, foi conduzida a atividade prática "Jogo da Velha - Elementos Químicos" com os alunos do 9º ano C da Escola Municipal Monsenhor Maurício Laurent. O objetivo dessa abordagem foi promover um aprendizado mais dinâmico e interativo, incentivando os estudantes a explorarem os elementos da tabela periódica de forma criativa e lúdica. Ao criarem um jogo da velha temático, no qual cada espaço do tabuleiro representava um elemento químico, os alunos foram desafiados a mergulhar no universo da química de maneira imersiva. A metodologia incluiu estimular a pesquisa individual sobre as propriedades dos elementos e a criatividade na representação gráfica. Além disso, foram aplicados testes com questões relacionadas ao tema. Durante o jogo, os participantes foram incentivados a explicar uma propriedade ou característica do elemento escolhido antes de efetuar sua jogada, promovendo uma associação mais profunda entre o nome, símbolo e características dos elementos. Esta abordagem revelou-se eficaz para o ensino dos elementos químicos, estimulando não apenas o conhecimento teórico, mas também o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.