As aulas de campo são fundamentais tanto na formação de professores quanto no ensino de Biologia, pois ao mesmo tempo em que preparam os futuros docentes para uma prática pedagógica mais realista e significativa, elas permitem a pesquisa, coleta de dados, observações e descrições de paisagens, enriquecendo o estudo dessa disciplina dinâmica. Para os alunos, essas atividades práticas oferecem uma compreensão mais profunda e significativa dos conceitos teóricos abordados em sala de aula, além de estimular o interesse pela disciplina. A experiência direta com os ecossistemas marinhos durante as aulas de campo permite observar a biodiversidade, os processos ecológicos e as interações entre os organismos, proporcionando uma aprendizagem mais engajada e participativa. Essas atividades também desenvolvem habilidades práticas, como observação, coleta de dados e trabalho em equipe, essenciais para a formação acadêmica e profissional. Tendo em vista estes aspectos, a presente pesquisa teve como objetivo analisar de que forma as aulas de campo realizadas durante o curso de extensão em Biologia Marinha realizado no semestre de 2023.2, no município de Camocim-CE, influenciaram a aprendizagem dos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), destacando a importância dessas experiências no processo de ensino-aprendizado e para a formação docente.