O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ARTICULAÇÃO DA GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110877 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2819 "inscrito_id" => 11407 "titulo" => "O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ARTICULAÇÃO DA GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o papel do gestor escolar da Educação Infantil na implementação e articulação da gestão pedagógica da escola de modo que assegure às crianças o direito a viver experiências significativas na Educação Infantil. Considerando as especificidades da Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e a Legislação existente para esta etapa de ensino, buscou-se apontar a relevância do trabalho do gestor escolar da Educação Infantil na garantia de práticas pedagógicas que respeitem a pluralidade, as diferenças, a democracia e a participação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica a partir da análise de revisão de literatura. Para o estudo, buscou-se o diálogo com as proposições dos autores: Kramer (2005), Libâneo (2004), Luck (2015), Paro (2001) e Monção (2022), além dos documentos oficiais como a Constituição Federal, de 1988, a LDBEN, de 1996, e as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI) de 2009. Os resultados demonstraram que a gestão escolar da Educação Infantil tem seus desafios próprios, característicos do público atendido. Por isso, a atuação do gestor escolar na articulação da gestão pedagógica da escola é tão importante e diferenciada, e o quão é valioso o trabalho do gestor desempenhado em parceria com os demais envolvidos no processo educativo (coordenadores, professores, auxiliares e mediadores), refletindo no sucesso e no desenvolvimento de boas práticas pedagógicas que viabilizam o desenvolvimento pleno da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11407_TB2819_08042024171630.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SYDNA MEIRE FAUSTINO FELICIANO" "autor_nome_curto" => "Sydna Faustino" "autor_email" => "sydnarj@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110877 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2819 "inscrito_id" => 11407 "titulo" => "O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ARTICULAÇÃO DA GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o papel do gestor escolar da Educação Infantil na implementação e articulação da gestão pedagógica da escola de modo que assegure às crianças o direito a viver experiências significativas na Educação Infantil. Considerando as especificidades da Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e a Legislação existente para esta etapa de ensino, buscou-se apontar a relevância do trabalho do gestor escolar da Educação Infantil na garantia de práticas pedagógicas que respeitem a pluralidade, as diferenças, a democracia e a participação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica a partir da análise de revisão de literatura. Para o estudo, buscou-se o diálogo com as proposições dos autores: Kramer (2005), Libâneo (2004), Luck (2015), Paro (2001) e Monção (2022), além dos documentos oficiais como a Constituição Federal, de 1988, a LDBEN, de 1996, e as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI) de 2009. Os resultados demonstraram que a gestão escolar da Educação Infantil tem seus desafios próprios, característicos do público atendido. Por isso, a atuação do gestor escolar na articulação da gestão pedagógica da escola é tão importante e diferenciada, e o quão é valioso o trabalho do gestor desempenhado em parceria com os demais envolvidos no processo educativo (coordenadores, professores, auxiliares e mediadores), refletindo no sucesso e no desenvolvimento de boas práticas pedagógicas que viabilizam o desenvolvimento pleno da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11407_TB2819_08042024171630.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SYDNA MEIRE FAUSTINO FELICIANO" "autor_nome_curto" => "Sydna Faustino" "autor_email" => "sydnarj@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }