Este estudo investiga a defasagem no conhecimento matemático entre alunos ingressantes no ensino superior, especificamente em um curso tecnológico de gestão na Faculdade de Tecnologia de Franca, com turmas matutinas e noturnas. O foco recai sobre a deficiência no ensino de Matemática na Educação Básica e suas consequências no ensino superior. Busca-se identificar os principais obstáculos enfrentados pelos alunos iniciantes em relação aos conceitos fundamentais de matemática. Por meio de questionários, os alunos foram avaliados em áreas-chave como operações básicas, frações, porcentagens, equações lineares e exponenciação. Os resultados revelam níveis significativos de desconhecimento, com aproximadamente metade dos alunos demonstrando incapacidade para resolver os problemas propostos. Além disso, foi realizada uma análise correlacional entre os resultados obtidos e os dados socioeconômicos dos alunos, a fim de identificar possíveis influências no desempenho acadêmico. Propõe-se, então, a implementação de uma apostila eletrônica prévia ao início do curso, visando fortalecer os conhecimentos dos alunos. Além disso, sugere-se o estabelecimento de monitorias para oferecer suporte adicional aos alunos com dificuldades. Essas iniciativas são encaradas como potenciais políticas públicas para promover o estudo e o aprimoramento da matemática, com o objetivo de elevar o desempenho dos alunos e diminuir a defasagem educacional observada. Dessa forma, o estudo visa contribuir para a formulação de estratégias educacionais mais eficazes e inclusivas, especialmente no contexto do ensino superior em cursos tecnológicos de gestão.