EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE OLINDA - PE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113116 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6042 "inscrito_id" => 12693 "titulo" => "EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE OLINDA - PE" "resumo" => "A cidade de Olinda - PE, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, possui uma rica história que frequentemente não é plenamente compreendida ou valorizada por seus habitantes e alunos. Nesse contexto, educação patrimonial surge como uma ferramenta fundamental para a conscientização e preservação desse legado. Frente ao exposto, este estudo investiga a eficácia da educação patrimonial e do ensino de história na cidade de Olinda - PE, um Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. A pesquisa documental e bibliográfica embasou teoricamente o estudo, enquanto observação participante e visitas guiadas aos locais históricos foram realizadas para avaliar a percepção dos participantes. Os resultados revelaram lacunas significativas no conhecimento sobre a história local entre moradores e alunos da rede municipal. Tanto o patrimônio quanto seus personagens e locais históricos são pouco conhecidos. Isso destaca a necessidade urgente de intervenções educativas mais eficazes. São propostas intervenções como programas educativos interativos, capacitação de professores em educação patrimonial e maior integração entre escolas e comunidade. Tais ações visam fortalecer o vínculo emocional e intelectual dos moradores e alunos com o patrimônio de Olinda, promovendo assim a preservação e valorização da história local. Este estudo contribui para o avanço das políticas públicas educacionais, destacando a importância da educação patrimonial no contexto local e suas implicações para a formação cultural e cidadã dos indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12693_TB6042_30092024123821.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO CARMO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariadocarmo.silva@upe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113116 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6042 "inscrito_id" => 12693 "titulo" => "EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE OLINDA - PE" "resumo" => "A cidade de Olinda - PE, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, possui uma rica história que frequentemente não é plenamente compreendida ou valorizada por seus habitantes e alunos. Nesse contexto, educação patrimonial surge como uma ferramenta fundamental para a conscientização e preservação desse legado. Frente ao exposto, este estudo investiga a eficácia da educação patrimonial e do ensino de história na cidade de Olinda - PE, um Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. A pesquisa documental e bibliográfica embasou teoricamente o estudo, enquanto observação participante e visitas guiadas aos locais históricos foram realizadas para avaliar a percepção dos participantes. Os resultados revelaram lacunas significativas no conhecimento sobre a história local entre moradores e alunos da rede municipal. Tanto o patrimônio quanto seus personagens e locais históricos são pouco conhecidos. Isso destaca a necessidade urgente de intervenções educativas mais eficazes. São propostas intervenções como programas educativos interativos, capacitação de professores em educação patrimonial e maior integração entre escolas e comunidade. Tais ações visam fortalecer o vínculo emocional e intelectual dos moradores e alunos com o patrimônio de Olinda, promovendo assim a preservação e valorização da história local. Este estudo contribui para o avanço das políticas públicas educacionais, destacando a importância da educação patrimonial no contexto local e suas implicações para a formação cultural e cidadã dos indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12693_TB6042_30092024123821.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO CARMO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariadocarmo.silva@upe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }