O ORIGAMI NO ENSINO DA MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109319 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 646 "inscrito_id" => 7069 "titulo" => "O ORIGAMI NO ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => "A Matemática é uma das áreas que atualmente vem demandando aulas que despertem o interesse dos alunos, facilitando a aprendizagem dos conteúdos. Nessa perspectiva se insere o presente artigo, que consiste no recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso vinculado ao curso de Matemática Licenciatura ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG e tem por objetivo apresentar uma proposta de atividade voltada ao ensino de Matemática e que envolve o uso de Origami. É nesse contexto, que esse trabalho se insere, ou seja, contempla a utilização de um tipo de Origami, que será entendido como um material didático manipulável. Metodologicamente a proposta foi elaborada com base em um mapeamento de trabalhos científicos a cerca da temática e que subsidiou a construção da atividade. Nesse sentido buscouse abordar o conteúdo de frações e a tabuada, por meio do Origami. Tal atividade pode ser realizada com estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A confecção do material e sua utilização pode favorecer o desenvolvimento de habilidades como coordenação motora, o trabalho em grupo e o diálogo entre os estudantes, além de uma maior aproximação com o professor, o qual tem a função de mediador e orientador nesse processo. Assim, conclui-se que o Origami é um recurso eficiente para trabalhar a Matemática em sala de aula, tornando-a um espaço profícuo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7069_TB646_01102024141922.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA CRISTINA DA SILVA ROCHA" "autor_nome_curto" => "VERA" "autor_email" => "veracristinadasilvarocha@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109319 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 646 "inscrito_id" => 7069 "titulo" => "O ORIGAMI NO ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => "A Matemática é uma das áreas que atualmente vem demandando aulas que despertem o interesse dos alunos, facilitando a aprendizagem dos conteúdos. Nessa perspectiva se insere o presente artigo, que consiste no recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso vinculado ao curso de Matemática Licenciatura ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG e tem por objetivo apresentar uma proposta de atividade voltada ao ensino de Matemática e que envolve o uso de Origami. É nesse contexto, que esse trabalho se insere, ou seja, contempla a utilização de um tipo de Origami, que será entendido como um material didático manipulável. Metodologicamente a proposta foi elaborada com base em um mapeamento de trabalhos científicos a cerca da temática e que subsidiou a construção da atividade. Nesse sentido buscouse abordar o conteúdo de frações e a tabuada, por meio do Origami. Tal atividade pode ser realizada com estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A confecção do material e sua utilização pode favorecer o desenvolvimento de habilidades como coordenação motora, o trabalho em grupo e o diálogo entre os estudantes, além de uma maior aproximação com o professor, o qual tem a função de mediador e orientador nesse processo. Assim, conclui-se que o Origami é um recurso eficiente para trabalhar a Matemática em sala de aula, tornando-a um espaço profícuo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7069_TB646_01102024141922.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA CRISTINA DA SILVA ROCHA" "autor_nome_curto" => "VERA" "autor_email" => "veracristinadasilvarocha@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }