EXPERIENCIAR PARA AVALIAR, INVERTER E INVENTAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110449 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2238 "inscrito_id" => 10570 "titulo" => "EXPERIENCIAR PARA AVALIAR, INVERTER E INVENTAR" "resumo" => "A formação docente é campo de disputas epistemológicas que reflete os contextos e tempos da nossa sociedade. O que se compreende como formação é processo de debate e embate constantes que orientam políticas públicas e a própria configuração das instituições formadoras. Este trabalho tem como objetivo discutir o conceito de formação a partir da experiência nas construções subjetivas, e analisar de modo relacional seus limites e possibilidades para confirmar, complementar, avaliar e confrontar a dimensão institucional da formação de professores. Para isto, apresentamos como exemplo os movimentos realizados para compreender sentidos e significados atribuídos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), nas trajetórias experienciadas por ex-bolsistas do subprojeto Geografia. Mas, para além do PIBID, estes escritos intentam valorizar abordagens experienciais ancoradas no método (auto)biográfico, para fazer uso do seu potencial na construção e transformação nas/das dimensões institucionais. Defendemos como ideia central deste trabalho que apropriar-se do contexto da formação docente, é também, e talvez sobretudo, apropriar-se com mais profundidade de nós mesmas/os e dos nossos contextos. Concluímos que, aos profissionais da educação que se formam, é imprescindível o desenvolvimento das leituras de si e de mundo articulada com a leitura teórica, de modo a produzirmos movimentos para um Brasil melhor e mais justo através da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10570_TB2238_11102024061602.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MANOEL NASCIMENTO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "João Manoel Nas" "autor_email" => "joao_2708@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110449 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2238 "inscrito_id" => 10570 "titulo" => "EXPERIENCIAR PARA AVALIAR, INVERTER E INVENTAR" "resumo" => "A formação docente é campo de disputas epistemológicas que reflete os contextos e tempos da nossa sociedade. O que se compreende como formação é processo de debate e embate constantes que orientam políticas públicas e a própria configuração das instituições formadoras. Este trabalho tem como objetivo discutir o conceito de formação a partir da experiência nas construções subjetivas, e analisar de modo relacional seus limites e possibilidades para confirmar, complementar, avaliar e confrontar a dimensão institucional da formação de professores. Para isto, apresentamos como exemplo os movimentos realizados para compreender sentidos e significados atribuídos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), nas trajetórias experienciadas por ex-bolsistas do subprojeto Geografia. Mas, para além do PIBID, estes escritos intentam valorizar abordagens experienciais ancoradas no método (auto)biográfico, para fazer uso do seu potencial na construção e transformação nas/das dimensões institucionais. Defendemos como ideia central deste trabalho que apropriar-se do contexto da formação docente, é também, e talvez sobretudo, apropriar-se com mais profundidade de nós mesmas/os e dos nossos contextos. Concluímos que, aos profissionais da educação que se formam, é imprescindível o desenvolvimento das leituras de si e de mundo articulada com a leitura teórica, de modo a produzirmos movimentos para um Brasil melhor e mais justo através da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10570_TB2238_11102024061602.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MANOEL NASCIMENTO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "João Manoel Nas" "autor_email" => "joao_2708@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }