DISCALCULIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108991 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 190 "inscrito_id" => 5381 "titulo" => "DISCALCULIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA" "resumo" => "A disciplina de Matemática é fundamental para a sociedade, no entanto, percebe-se que grande parte dos alunos enfrentam desafios na compreensão dos conteúdos dessa disciplina. Esse fato torna-se mais evidente no ensino de alunos com discalculia. Estudos apontam que a discalculia é um distúrbio de aprendizagem que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números, conceitos e definições matemáticas. Essas dificuldades podem afetar significativamente o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática, prejudicando sua capacidade de acompanhar o currículo escolar, compreender os conceitos abordados e resolver cálculos e problemas. O objetivo deste estudo é analisar as publicações científicas relacionadas às dificuldades enfrentadas pelos alunos com discalculia na disciplina de Matemática. Para este estudo, optou-se pela investigação na base de dados do Portal de Periódicos da CAPES, com recorte temporal nos anos de 2019 a 2023, associado aos descritores (“Discalculia”) AND (“Matemática”) AND (“Ensino Fundamental”). Essa filtragem resultou na identificação de quatro (4) artigos relevantes sobre a temática em estudo. Após essa análise foi possível verificar a importância de que sejam desenvolvidas estratégias educacionais voltadas a esse público. Este estudo destaca a necessidade de adaptar as metodologias de ensino a fim de atender as necessidades dos alunos com discalculia, contribuindo para a efetividade do ensino Matemático para os discentes independente de suas características ou habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5381_TB190_15102024173039.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANNA NAYRA DA ROCHA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GEOVANNA NAYRA" "autor_email" => "geovannanayra15@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108991 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 190 "inscrito_id" => 5381 "titulo" => "DISCALCULIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA" "resumo" => "A disciplina de Matemática é fundamental para a sociedade, no entanto, percebe-se que grande parte dos alunos enfrentam desafios na compreensão dos conteúdos dessa disciplina. Esse fato torna-se mais evidente no ensino de alunos com discalculia. Estudos apontam que a discalculia é um distúrbio de aprendizagem que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números, conceitos e definições matemáticas. Essas dificuldades podem afetar significativamente o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática, prejudicando sua capacidade de acompanhar o currículo escolar, compreender os conceitos abordados e resolver cálculos e problemas. O objetivo deste estudo é analisar as publicações científicas relacionadas às dificuldades enfrentadas pelos alunos com discalculia na disciplina de Matemática. Para este estudo, optou-se pela investigação na base de dados do Portal de Periódicos da CAPES, com recorte temporal nos anos de 2019 a 2023, associado aos descritores (“Discalculia”) AND (“Matemática”) AND (“Ensino Fundamental”). Essa filtragem resultou na identificação de quatro (4) artigos relevantes sobre a temática em estudo. Após essa análise foi possível verificar a importância de que sejam desenvolvidas estratégias educacionais voltadas a esse público. Este estudo destaca a necessidade de adaptar as metodologias de ensino a fim de atender as necessidades dos alunos com discalculia, contribuindo para a efetividade do ensino Matemático para os discentes independente de suas características ou habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5381_TB190_15102024173039.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANNA NAYRA DA ROCHA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GEOVANNA NAYRA" "autor_email" => "geovannanayra15@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }