O presente trabalho se constituiu a partir da experiência obtida durante a disciplina Fundamentos da Educação Inclusiva do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal. Neste período, foram vivenciadas experiencias tanto práticas, quanto teóricas que consistiam em atividades avaliativas sobre as características físicas e intelectuais de pessoas atendidas pela inclusão social: pessoas com deficiência (PcD), transtornos de desenvolvimento e síndromes (TDHA, TEA, Síndrome de Down) e os demais grupos (pessoas obesas, idosos, mulheres, movimento LGBTQIA+ e grupos étnico-raciais). Nesse sentido, o relato tem como objetivo analisar a importância da disciplina para a formação inicial em Educação Física (EF) e descrever as experiências e aprendizados adquiridos. O referencial teórico-metodológico deste estudo se justifica na busca por uma educação mais inclusiva, relexiva e crítica que proporcione uma formação íntegra enquanto futuros professores, apropriando-se da pesquisa qualitativa e utilizando a técnica de observação participativa. As vivências adquiridas proporcionaram concepções nunca vistas antes pelos discentes da Graduação. No decorrer da disciplina foram expostas formas de inclusão e conscientização sobre o assunto, ampliando a visão dos alunos acerca da relevância que a Educação Inclusiva possui para a formação profissional, uma vez que este público se encontra presente no ambiente escolar o que remete aos docentes de EF uma maior capacitação para adaptar as práticas pedagógicas de modo a promover a inclusão desses alunos. Acreditamos que a disciplina em questão aprimora os conhecimentos dos licenciandos e coopera para uma aprendizagem mais significativa, assim como as políticas públicas voltadas à Educação inclusiva nas escolas são de total importância para o trabalho pedagógico do professor de EF.