A disciplina Metodologia do Trabalho Científico é ministrada no primeiro período do curso de Geografia no campus I da Universidade Federal de Campina Grande. É uma componente curricular do núcleo de Epistemologia e Metodologia. Para que essa disciplina seja cursada da melhor maneira possível é necessário conseguir observar, interpretar e aplicar normas de estrutura e organização de trabalhos científicos que serão utilizados durante toda a graduação e mesmo na vida profissional a depender da área de atuação. Mas como ensinar tantas regras a alunos que acabaram de chegar do ensino médio? Este trabalho teve o objetivo de relatar a experiência de ensino na disciplina Metodologia do Trabalho científico no curso de Geografia da UFCG, campus I. Fundamentou-se principalmente em autores das teorias da aprendizagem, formação de recursos humanos, conhecimento universitário e tipos de conhecimento para aplicar em atividades da disciplina. Como ações mais práticas foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: a) levantamento de referências; b) vivências; c) reunião com os alunos para retorno sobre as atividades. Como principais resultados pode-se afirmar que as atividades propostas: a) auxiliaram os alunos a fazer essa transição entre o conhecimento do ensino médio com o ensino superior a partir da teoria da aprendizagem significativa; b) os conteúdos sobre formação de recursos humanos, conhecimento universitário e tipos de conhecimento auxiliaram os alunos a estarem mais engajados e aplicando ao mesmo tempo as regras e normas apresentadas de maneira intercalada, esses estímulos foram aplicados à luz das teorias de Vygotsky. Entende-se que esta disciplina ainda tem muito a ser aprimorada, porém esses momentos de reflexão auxiliam na melhoria contínua.