O presente trabalho tem como objetivo discutir o processo de diacronia da indústria cultural (IC), se ressignificando como indústria cultural globalizada (ICG) no século XXI, tendo como elemento de discussão as redes sociais e a influência que ela possui perante os corpos, principalmente de crianças e adolescentes em idade escolar. A discussão é feita na “Dialética do Esclarecimento” (1946), de Adorno e Horkheimer, acerca do processo de manipulação do indivíduo e regressão de sua subjetividade por meio principalmente de revistas, jornais, cinema, elementos esses inseridos dentro do processo da indústria cultural, principalmente os adultos. Porém, a criação da internet e principalmente da criação das redes sociais a IC amplia sua área de atuação, sendo conceituada como ICG, tornando a cultura em mercadoria em grande escala, entretanto, o que antes era mais restrito aos indivíduos adultos, com um dispositivo com acesso à internet crianças e adolescentes se tornam público-alvo nesse processo. O referencial teórico utilizado consiste em Adorno e Horkheimer (2002; 2005); Baptista (2013) e Cohn (1971). A abordagem da pesquisa é qualitativa, sendo do tipo de Estado de Questão (EQ), tendo como método o materialismo histórico – dialético, foram analisadas dissertações e teses de 2001 a 2023 que apresentam alguma interferência das redes sociais sobre os corpos das pessoas, os dados foram coletados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como principais resultados, apontamos que as redes sociais legitimam um modelo de corpo pelo viés estético, mas principalmente direcionam os mais diversos corpos a relação produto – consumo, fazendo de modo velado um processo de modificação dos corpos por meio dos mais diversos produtos.