PERCEPÇÕES SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO NA DANÇA EM ESCOLAS LOCALIZADAS NO INTERIOR DO RN
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110855 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2784 "inscrito_id" => 1102 "titulo" => "PERCEPÇÕES SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO NA DANÇA EM ESCOLAS LOCALIZADAS NO INTERIOR DO RN" "resumo" => "Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado realizada entre 2020 e 2022 que trata sobre o ensino da dança na escola, focalizando a atuação do gênero masculino como eixo central dessa discussão. O objetivo geral do trabalho propôs realizar uma análise acerca das interpretações socioculturais da relação entre corpo, gênero e cultura no processo de constituição dos sujeitos dançarinos do gênero masculino a partir de discussões sobre o ensino da dança na escola. O referencial teórico discute o corpo e o seu percurso histórico-cultural, reafirmando a história e a cultura como fatores de moldagem social desde as civilizações mais remotas, e como este corpo vem se constituindo na cultura atual da sociedade capitalista. Paralelo a isso, buscou-se fazer um breve compêndio de como a dança se expressa no currículo nacional brasileiro a partir dos atuais documentos orientadores para as três etapas da educação básica. Delimitamos, como aporte metodológico para a realização deste estudo qualitativo a análise dos fenômenos que ocorrem/ocorreram no cenário escolar. Contamos com a participação de cinco sujeitos: duas professoras da educação básica e três homens dançarinos, que colaboraram com a pesquisa através de encontros coletivos realizados através da roda de conversa. A organização dos resultados da pesquisa apresenta evidências acerca da acentuação de gênero na dança no contexto escolar, levando em conta fatores como as etapas de ensino que mais/menos estão adeptas ao ensino da dança como conteúdo, ou mesmo a sistematização do processo educativo formal que desvincula o ensino das práticas mais lúdicas e com foco mais conteudista. Os resultados evidenciam, ainda, as danças mais/menos aceitas pelos alunos nos contextos da investigação, em que se privilegia a dança em pares e evidencia a acentuação às questões heteronormativas ligadas à dança no tocante a quem conduz e quem é conduzido na cena." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1102_TB2784_08042024164230.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DORGIVAL BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Dorgival Bezerr" "autor_email" => "dorgsilva@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110855 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2784 "inscrito_id" => 1102 "titulo" => "PERCEPÇÕES SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO NA DANÇA EM ESCOLAS LOCALIZADAS NO INTERIOR DO RN" "resumo" => "Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado realizada entre 2020 e 2022 que trata sobre o ensino da dança na escola, focalizando a atuação do gênero masculino como eixo central dessa discussão. O objetivo geral do trabalho propôs realizar uma análise acerca das interpretações socioculturais da relação entre corpo, gênero e cultura no processo de constituição dos sujeitos dançarinos do gênero masculino a partir de discussões sobre o ensino da dança na escola. O referencial teórico discute o corpo e o seu percurso histórico-cultural, reafirmando a história e a cultura como fatores de moldagem social desde as civilizações mais remotas, e como este corpo vem se constituindo na cultura atual da sociedade capitalista. Paralelo a isso, buscou-se fazer um breve compêndio de como a dança se expressa no currículo nacional brasileiro a partir dos atuais documentos orientadores para as três etapas da educação básica. Delimitamos, como aporte metodológico para a realização deste estudo qualitativo a análise dos fenômenos que ocorrem/ocorreram no cenário escolar. Contamos com a participação de cinco sujeitos: duas professoras da educação básica e três homens dançarinos, que colaboraram com a pesquisa através de encontros coletivos realizados através da roda de conversa. A organização dos resultados da pesquisa apresenta evidências acerca da acentuação de gênero na dança no contexto escolar, levando em conta fatores como as etapas de ensino que mais/menos estão adeptas ao ensino da dança como conteúdo, ou mesmo a sistematização do processo educativo formal que desvincula o ensino das práticas mais lúdicas e com foco mais conteudista. Os resultados evidenciam, ainda, as danças mais/menos aceitas pelos alunos nos contextos da investigação, em que se privilegia a dança em pares e evidencia a acentuação às questões heteronormativas ligadas à dança no tocante a quem conduz e quem é conduzido na cena." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1102_TB2784_08042024164230.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DORGIVAL BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Dorgival Bezerr" "autor_email" => "dorgsilva@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }