O estudo analisa o uso de podcasts como recurso educacional no ensino da língua espanhola, reconhecendo-o como um recurso midiático potencializador no desenvolvimento de habilidades linguísticas, considerando nuances culturais e sociais dos falantes nativos.A expansão do ensino remoto impulsionado pela COVID-19 fortaleceu o uso de ferramentas tecnológicas e demonstrou a possibilidade de conectar propostas de aprendizagem ao mundo digital, promovendo uma adaptação rápida da educação. Logo, este trabalho objetivou compreender a eficácia do uso de podcasts no processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola e sua contribuição no desenvolvimento das habilidades comunicativas no ensino de língua estrangeira (LE) a partir de experiências e relatos de professores e alunos, identificando os desafios do uso dessa ferramenta tecnológica em vários contextos.Dessa forma, foi aplicado o método de revisão narrativa, evidenciando dualidades, desafios e benefícios que permeiam o ensino da língua espanhola ao explorar e analisar a integração de podcasts como recurso didático, mediante experiências e percepções dos usuários deste recurso midiático com o objetivo de realizar um levantamento do mesmo. A abordagem metodológica é qualitativa e exploratória, de natureza bibliográfica, fundamentada em materiais como artigos científicos, teses e depoimentos, visando discutir e analisar diversas concepções sobre o tema investigado.Portanto,considerando a análise dos resultados obtidos a partir da implementação do Podcast como recurso educacional nas aulas de língua espanhola, foi possível destacar diversos aspectos positivos e desafios enfrentados.Sobretudo,a utilização do Podcast demonstrou eficácia no auxílio ao aprendizado da língua, proporcionando compreensão oral, motivando os alunos e tornando o processo de aprendizado mais lúdico.