POTENCIALIDADES E DESAFIOS SOBRE O USO DO PODCAST COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM MÉTODO MIDIÁTICO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113344 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6388 "inscrito_id" => 16630 "titulo" => "POTENCIALIDADES E DESAFIOS SOBRE O USO DO PODCAST COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM MÉTODO MIDIÁTICO" "resumo" => "O estudo analisa o uso de podcasts como recurso educacional no ensino da língua espanhola, reconhecendo-o como um recurso midiático potencializador no desenvolvimento de habilidades linguísticas, considerando nuances culturais e sociais dos falantes nativos.A expansão do ensino remoto impulsionado pela COVID-19 fortaleceu o uso de ferramentas tecnológicas e demonstrou a possibilidade de conectar propostas de aprendizagem ao mundo digital, promovendo uma adaptação rápida da educação. Logo, este trabalho objetivou compreender a eficácia do uso de podcasts no processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola e sua contribuição no desenvolvimento das habilidades comunicativas no ensino de língua estrangeira (LE) a partir de experiências e relatos de professores e alunos, identificando os desafios do uso dessa ferramenta tecnológica em vários contextos.Dessa forma, foi aplicado o método de revisão narrativa, evidenciando dualidades, desafios e benefícios que permeiam o ensino da língua espanhola ao explorar e analisar a integração de podcasts como recurso didático, mediante experiências e percepções dos usuários deste recurso midiático com o objetivo de realizar um levantamento do mesmo. A abordagem metodológica é qualitativa e exploratória, de natureza bibliográfica, fundamentada em materiais como artigos científicos, teses e depoimentos, visando discutir e analisar diversas concepções sobre o tema investigado.Portanto,considerando a análise dos resultados obtidos a partir da implementação do Podcast como recurso educacional nas aulas de língua espanhola, foi possível destacar diversos aspectos positivos e desafios enfrentados.Sobretudo,a utilização do Podcast demonstrou eficácia no auxílio ao aprendizado da língua, proporcionando compreensão oral, motivando os alunos e tornando o processo de aprendizado mais lúdico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16630_TB6388_27102024173503.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.adv1994@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113344 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6388 "inscrito_id" => 16630 "titulo" => "POTENCIALIDADES E DESAFIOS SOBRE O USO DO PODCAST COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM MÉTODO MIDIÁTICO" "resumo" => "O estudo analisa o uso de podcasts como recurso educacional no ensino da língua espanhola, reconhecendo-o como um recurso midiático potencializador no desenvolvimento de habilidades linguísticas, considerando nuances culturais e sociais dos falantes nativos.A expansão do ensino remoto impulsionado pela COVID-19 fortaleceu o uso de ferramentas tecnológicas e demonstrou a possibilidade de conectar propostas de aprendizagem ao mundo digital, promovendo uma adaptação rápida da educação. Logo, este trabalho objetivou compreender a eficácia do uso de podcasts no processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola e sua contribuição no desenvolvimento das habilidades comunicativas no ensino de língua estrangeira (LE) a partir de experiências e relatos de professores e alunos, identificando os desafios do uso dessa ferramenta tecnológica em vários contextos.Dessa forma, foi aplicado o método de revisão narrativa, evidenciando dualidades, desafios e benefícios que permeiam o ensino da língua espanhola ao explorar e analisar a integração de podcasts como recurso didático, mediante experiências e percepções dos usuários deste recurso midiático com o objetivo de realizar um levantamento do mesmo. A abordagem metodológica é qualitativa e exploratória, de natureza bibliográfica, fundamentada em materiais como artigos científicos, teses e depoimentos, visando discutir e analisar diversas concepções sobre o tema investigado.Portanto,considerando a análise dos resultados obtidos a partir da implementação do Podcast como recurso educacional nas aulas de língua espanhola, foi possível destacar diversos aspectos positivos e desafios enfrentados.Sobretudo,a utilização do Podcast demonstrou eficácia no auxílio ao aprendizado da língua, proporcionando compreensão oral, motivando os alunos e tornando o processo de aprendizado mais lúdico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16630_TB6388_27102024173503.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.adv1994@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }