Ser alfabetizado cientifica e tecnologicamente indica que o indivíduo adquiriu conhecimentos, habilidades e competências que transcendem o simples saber ler e escrever, detendo-se de saberes que possibilitam uma formação integral e o exercício de uma cidadania consciente e crítica, engajada no processo de transformação social. Assim, considera-se que é de suma importância que a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) esteja presente como princípio norteador tanto da área profissional quanto da área propedêutica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Objetiva-se a apresentação, de forma não exaustiva, dos fatores que tornam a ACT imprescindível à Educação Profissional Técnica de Nível Médio frente às transformações ocorridas na indústria e na sociedade no último século. Optou-se, portanto, pela realização de uma revisão narrativa de literatura. Os dados foram obtidos a partir de consulta ao Portal de Periódicos da CAPES, à plataforma Google Acadêmico e à biblioteca eletrônica Scielo, em trabalhos publicados entre 2008 e 2023. A partir da análise dos artigos, das dissertações e das teses obtidas, reflete-se que a ACT pode contribuir de forma primorosa à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, uma vez que pode conduzir a uma formação cidadã e estimular a percepção diferenciada dos educandos sobre ciência e tecnologia. Esta abordagem pode proporcionar uma aprendizagem pela pesquisa, atuando de maneira interdisciplinar sobre o currículo e estimulando a um processo de ensino-aprendizagem diferenciado, sobretudo, em uma sociedade cada vez mais interconectada. A ACT, juntamente com metodologias ativas, pode estimular à autonomia dos educandos, à capacidade de problematização da realidade, à postura reflexiva e ao trabalho em equipe, aspectos esses de suma importância para a formação discente, especialmente, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Conclui-se que a ACT pode auxiliar, intrinsecamente, na formação de cidadãos preparados para as transformações que vêm ocorrendo na indústria e na sociedade na contemporaneidade.