A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO E PARA A DIVERSIDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114159 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7515 "inscrito_id" => 14488 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO E PARA A DIVERSIDADE" "resumo" => "A arte apresenta-se como uma ferramenta relevante no processo de educação das crianças. Este resumo traz um relato de experiência ancorado num projeto de intervenção por meio do uso da arte e insere-se no campo da educação infantil, numa abordagem qualitativa, na qual a aprendizagem das crianças está aliada à expressão artística, à inclusão e à diversidade. O desenvolvimento desse projeto teve como objetivo principal promover o desenvolvimento integral e a aprendizagem das crianças, contribuindo para a inclusão social e para a diversidade por meio de práticas de arte numa instituição de educação infantil da rede municipal de Fortaleza. O ponto de partida oriunda-se do intercâmbio realizado pela professora-pesquisadora da rede pública de ensino do referido município, participante do Programa Professores sem Fronteiras, ocorrido em 2023, em Grenoble/França. Durante o intercâmbio, a docente teve a oportunidade de presenciar a inserção da arte e sua significativa contribuição na rotina educacional das crianças, bem como sua importância para inclusão e diversidade no âmbito sociocultural. Dessa maneira ampliou sua necessidade em pôr em prática vivências por meio de interações e brincadeiras voltadas para o trabalho com as artes e suas múltiplas linguagens. O aporte teórico é fundamentado nas diretrizes nacionais (BRASIL, 2009) e na proposta curricular do município (FORTALEZA, 2020), para a educação infantil e nos teóricos que destacam a importância da arte na infância (GÓES, 2023; HOLM, 2007; VIGOTSKY, 2009). Na metodologia teve a escuta das crianças, sequência didática, registros, culminância e avaliação. Os resultados apontaram para o desenvolvimento das múltiplas linguagens e a ampliação das experiências com a arte na rotina educacional das crianças com a fomentação das ações de inclusão e de diversidade dentro e fora da sala de referência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14488_TB7515_11062024000002.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA REGIANE SABINO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "REGIANE SABINO" "autor_email" => "regianesabinos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114159 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7515 "inscrito_id" => 14488 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO E PARA A DIVERSIDADE" "resumo" => "A arte apresenta-se como uma ferramenta relevante no processo de educação das crianças. Este resumo traz um relato de experiência ancorado num projeto de intervenção por meio do uso da arte e insere-se no campo da educação infantil, numa abordagem qualitativa, na qual a aprendizagem das crianças está aliada à expressão artística, à inclusão e à diversidade. O desenvolvimento desse projeto teve como objetivo principal promover o desenvolvimento integral e a aprendizagem das crianças, contribuindo para a inclusão social e para a diversidade por meio de práticas de arte numa instituição de educação infantil da rede municipal de Fortaleza. O ponto de partida oriunda-se do intercâmbio realizado pela professora-pesquisadora da rede pública de ensino do referido município, participante do Programa Professores sem Fronteiras, ocorrido em 2023, em Grenoble/França. Durante o intercâmbio, a docente teve a oportunidade de presenciar a inserção da arte e sua significativa contribuição na rotina educacional das crianças, bem como sua importância para inclusão e diversidade no âmbito sociocultural. Dessa maneira ampliou sua necessidade em pôr em prática vivências por meio de interações e brincadeiras voltadas para o trabalho com as artes e suas múltiplas linguagens. O aporte teórico é fundamentado nas diretrizes nacionais (BRASIL, 2009) e na proposta curricular do município (FORTALEZA, 2020), para a educação infantil e nos teóricos que destacam a importância da arte na infância (GÓES, 2023; HOLM, 2007; VIGOTSKY, 2009). Na metodologia teve a escuta das crianças, sequência didática, registros, culminância e avaliação. Os resultados apontaram para o desenvolvimento das múltiplas linguagens e a ampliação das experiências com a arte na rotina educacional das crianças com a fomentação das ações de inclusão e de diversidade dentro e fora da sala de referência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14488_TB7515_11062024000002.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA REGIANE SABINO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "REGIANE SABINO" "autor_email" => "regianesabinos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }