O presente estudo possui o objetivo de analisar a Matriz de Referência para Pensamento Criativo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) com vistas a compreender os seus componentes e sua relevância diagnóstica, sobre o tema, em diferentes contextos educacionais no Brasil. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão de literatura, contemplando os relatórios oficiais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Matriz de Referência para Pensamento Criativo, elaborada pelo INEP, em 2021. A Matriz de Referência do PISA é estruturada em torno de quatro domínios do pensamento criativo: expressão escrita; expressão visual; resolução de problemas sociais e resolução de problemas científicos. Estes domínios são medidos por meio de três competências que avaliam a geração de diferentes ideias, a geração de ideias criativas e a avaliação e melhoria de ideias. Os principais resultados da pesquisa indicam que, embora a Matriz do PISA para Pensamento Criativo tenha uma fundamentação consistente e apresente questões que simulam, efetivamente, problemas do mundo real, a sua implementação global enfrenta desafios significativos. No Brasil, esses desafios incluem variações culturais na percepção e valorização da criatividade, disparidades nos recursos educacionais e a necessidade de formação continuada de professores para desenvolver os domínios avaliados dentro das especificidades dos seus componentes curriculares. Além disso, foi observado que o desenvolvimento de habilidades criativas está intrinsecamente relacionado a ambientes educacionais que promovam a autonomia, a colaboração e o pensamento crítico. Nesse sentido, pode-se concluir que a Matriz de Referência do PISA para Pensamento Criativo tem um potencial transformador, mas requer adaptações e estratégias contextuais para maximizar seu impacto na educação de uma forma mais global.