MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO E RESISTÊNCIA NEGRA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109916 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1481 "inscrito_id" => 7786 "titulo" => "MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO E RESISTÊNCIA NEGRA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA" "resumo" => "O projeto de pesquisa “Música como forma de expressão e resistência negra” desenvolvido por estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico participantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte do Campus Mossoró tem como foco o desenvolvimento de um estado do conhecimento sobre a música e resistência negra. Ao longo das atividades desenvolvidas pelo NEABI voltadas para a educação para as relações étnico-raciais, os estudantes se inquietaram acerca da música brasileira como forma de resistência desde a escravatura no Brasil, entendendo como os escravizados se expressavam e mostravam resistência por meio da musicalidade, canções e melodias de antepassados, expandindo esse estudo até os tempos atuais, entendendo como ela ainda se faz presente e usada como forma de expressão contra a repressão que existe até hoje. Esse problema gerou uma pesquisa a partir da produção em artigos, dissertações e teses sobre o uso da musicalidade para expressar sentimentos, dores e resistir contra todas as formas de agressão já sofridas, encontrando na música uma forma de diminuir o sofrimento, mas de expressa-la. O objetivo desse estudo é desenvolver um estado do conhecimento investigando as produções acadêmicas que utilizem palavras chaves como letra, melodia e harmonia relacionadas às músicas afrodescendentes, entendendo o uso dessas ferramentas musicais para expressar sentimento. O presente projeto espera ter resultados que possam contribuir para um maior entendimento da música, bem como que a análise musical considere uma pesquisa mais aprofundada sobre os sentimentos nas canções analisadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7786_TB1481_27102024220519.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIZAEL DE OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "MIZAEL ALVES" "autor_email" => "mizael.oliveira2005@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109916 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1481 "inscrito_id" => 7786 "titulo" => "MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO E RESISTÊNCIA NEGRA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA" "resumo" => "O projeto de pesquisa “Música como forma de expressão e resistência negra” desenvolvido por estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico participantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte do Campus Mossoró tem como foco o desenvolvimento de um estado do conhecimento sobre a música e resistência negra. Ao longo das atividades desenvolvidas pelo NEABI voltadas para a educação para as relações étnico-raciais, os estudantes se inquietaram acerca da música brasileira como forma de resistência desde a escravatura no Brasil, entendendo como os escravizados se expressavam e mostravam resistência por meio da musicalidade, canções e melodias de antepassados, expandindo esse estudo até os tempos atuais, entendendo como ela ainda se faz presente e usada como forma de expressão contra a repressão que existe até hoje. Esse problema gerou uma pesquisa a partir da produção em artigos, dissertações e teses sobre o uso da musicalidade para expressar sentimentos, dores e resistir contra todas as formas de agressão já sofridas, encontrando na música uma forma de diminuir o sofrimento, mas de expressa-la. O objetivo desse estudo é desenvolver um estado do conhecimento investigando as produções acadêmicas que utilizem palavras chaves como letra, melodia e harmonia relacionadas às músicas afrodescendentes, entendendo o uso dessas ferramentas musicais para expressar sentimento. O presente projeto espera ter resultados que possam contribuir para um maior entendimento da música, bem como que a análise musical considere uma pesquisa mais aprofundada sobre os sentimentos nas canções analisadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7786_TB1481_27102024220519.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIZAEL DE OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "MIZAEL ALVES" "autor_email" => "mizael.oliveira2005@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }