Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DOS QUATRO BLOCOS POSSIBILITANDO O LETRAMENTO E A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES COMPLEXAS DE COMUNICAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114413
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7904
    "inscrito_id" => 20088
    "titulo" => "A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DOS QUATRO BLOCOS POSSIBILITANDO O LETRAMENTO E A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES COMPLEXAS DE COMUNICAÇÃO"
    "resumo" => "A metodologia de aprendizagem de Patricia Cunningham e Dorotthy Hall e posteriormente adaptada por Karen Erickson e David Koppenhaver dos “Quatro Blocos,” é direcionada aos alunos com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC) e comprometimentos intelectuais, que, quando estão em uma mesma classe ou grupo, apresentam características heterogêneas com relação à apropriação da leitura e escrita. O Programa dos “Quatro Blocos” fornece a esses sujeitos, uma ampla gama de possibilidades a se tornarem alfabetizadas, dividindo o tempo do ensino entre quatro blocos: leitura guiada ou compartilhada; leitura e escrita auto selecionada; escrevendo e o trabalho com palavras. A intervenção dentro de cada bloco é multinível para atender às diversas necessidades dos alunos e a abordagem é flexível para responder aos estilos de ensino exclusivos de professores que atuam também de forma individual com seu aluno. Resultado: o fornecimento bem sucedido de orientação abrangente de leitura e escrita que permita que alunos com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC), transtornos intelectuais e TEA atinjam a alfabetização convencional, leva tempo, bem como necessita dos esforços de uma equipe interprofissional colaborativa. Os fonoaudiólogos desempenham um papel importante nessas equipes pois garantem que os alunos com Necessidades Complexas de Comunicação tenham acesso aos suportes de linguagem e comunicação, pertencente a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) de que precisam para ter sucesso em suas interações verbais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID20088_TB7904_02082024201628.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE INFINGARDI KRUGER"
    "autor_nome_curto" => "Simone Infingar"
    "autor_email" => "simonekrueger@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114413
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7904
    "inscrito_id" => 20088
    "titulo" => "A ABORDAGEM PEDAGÓGICA DOS QUATRO BLOCOS POSSIBILITANDO O LETRAMENTO E A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES COMPLEXAS DE COMUNICAÇÃO"
    "resumo" => "A metodologia de aprendizagem de Patricia Cunningham e Dorotthy Hall e posteriormente adaptada por Karen Erickson e David Koppenhaver dos “Quatro Blocos,” é direcionada aos alunos com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC) e comprometimentos intelectuais, que, quando estão em uma mesma classe ou grupo, apresentam características heterogêneas com relação à apropriação da leitura e escrita. O Programa dos “Quatro Blocos” fornece a esses sujeitos, uma ampla gama de possibilidades a se tornarem alfabetizadas, dividindo o tempo do ensino entre quatro blocos: leitura guiada ou compartilhada; leitura e escrita auto selecionada; escrevendo e o trabalho com palavras. A intervenção dentro de cada bloco é multinível para atender às diversas necessidades dos alunos e a abordagem é flexível para responder aos estilos de ensino exclusivos de professores que atuam também de forma individual com seu aluno. Resultado: o fornecimento bem sucedido de orientação abrangente de leitura e escrita que permita que alunos com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC), transtornos intelectuais e TEA atinjam a alfabetização convencional, leva tempo, bem como necessita dos esforços de uma equipe interprofissional colaborativa. Os fonoaudiólogos desempenham um papel importante nessas equipes pois garantem que os alunos com Necessidades Complexas de Comunicação tenham acesso aos suportes de linguagem e comunicação, pertencente a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) de que precisam para ter sucesso em suas interações verbais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID20088_TB7904_02082024201628.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE INFINGARDI KRUGER"
    "autor_nome_curto" => "Simone Infingar"
    "autor_email" => "simonekrueger@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A metodologia de aprendizagem de Patricia Cunningham e Dorotthy Hall e posteriormente adaptada por Karen Erickson e David Koppenhaver dos “Quatro Blocos,” é direcionada aos alunos com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC) e comprometimentos intelectuais, que, quando estão em uma mesma classe ou grupo, apresentam características heterogêneas com relação à apropriação da leitura e escrita. O Programa dos “Quatro Blocos” fornece a esses sujeitos, uma ampla gama de possibilidades a se tornarem alfabetizadas, dividindo o tempo do ensino entre quatro blocos: leitura guiada ou compartilhada; leitura e escrita auto selecionada; escrevendo e o trabalho com palavras. A intervenção dentro de cada bloco é multinível para atender às diversas necessidades dos alunos e a abordagem é flexível para responder aos estilos de ensino exclusivos de professores que atuam também de forma individual com seu aluno. Resultado: o fornecimento bem sucedido de orientação abrangente de leitura e escrita que permita que alunos com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC), transtornos intelectuais e TEA atinjam a alfabetização convencional, leva tempo, bem como necessita dos esforços de uma equipe interprofissional colaborativa. Os fonoaudiólogos desempenham um papel importante nessas equipes pois garantem que os alunos com Necessidades Complexas de Comunicação tenham acesso aos suportes de linguagem e comunicação, pertencente a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) de que precisam para ter sucesso em suas interações verbais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.