Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERFIL DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113277
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6292
    "inscrito_id" => 16719
    "titulo" => "PERFIL DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "resumo" => "Ao longo dos anos a educação passou por mudanças, com isso foram surgindo novas metodologias e outras descobertas no campo do conhecimento. Neste sentido, a Educação do Campo se configura nesse cenário como uma modalidade de ensino mais recente, ou seja, se trata de um movimento por uma educação, que prioriza a oferta e acesso do ensino para os povos do campo. Nessa ordem, a Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LECAMPO), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), oferta uma formação contextualizada, a fim de inserir educadores e educadoras, para atuarem nas escolas no e do campo, através de uma formação interdisciplinar, por área de conhecimento. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é apresentar um panorama geral do “Educador do Campo”, profissional formado na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFCG, destacando os seguintes aspectos: o sexo predominante entre os egressos; como se deu sua trajetória ao longo do curso; a área de atuação dos mesmos, escolhida após a formatura e qual a área de trabalho exercida pelos egressos atualmente. além dessas questões, foi pertinente perguntar e discutir os principais desafios enfrentados por esses profissionais em âmbito educacional. A pesquisa está inserida no âmbito da pesquisa qualitativa, sendo utilizando um questionário online construído e envidado para os egressos através do google forms para a coleta de dados. Verificamos no final da pesquisa que embora uma boa parte dos egressos seguiu a carreira de docente que o curso propusera, outra parte bem significativa não foi por esse caminho em virtude das oportunidades que lhes foram atribuídas ao longo do percurso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16719_TB6292_30092024124755.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANO"
    "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113277
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6292
    "inscrito_id" => 16719
    "titulo" => "PERFIL DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "resumo" => "Ao longo dos anos a educação passou por mudanças, com isso foram surgindo novas metodologias e outras descobertas no campo do conhecimento. Neste sentido, a Educação do Campo se configura nesse cenário como uma modalidade de ensino mais recente, ou seja, se trata de um movimento por uma educação, que prioriza a oferta e acesso do ensino para os povos do campo. Nessa ordem, a Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LECAMPO), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), oferta uma formação contextualizada, a fim de inserir educadores e educadoras, para atuarem nas escolas no e do campo, através de uma formação interdisciplinar, por área de conhecimento. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é apresentar um panorama geral do “Educador do Campo”, profissional formado na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFCG, destacando os seguintes aspectos: o sexo predominante entre os egressos; como se deu sua trajetória ao longo do curso; a área de atuação dos mesmos, escolhida após a formatura e qual a área de trabalho exercida pelos egressos atualmente. além dessas questões, foi pertinente perguntar e discutir os principais desafios enfrentados por esses profissionais em âmbito educacional. A pesquisa está inserida no âmbito da pesquisa qualitativa, sendo utilizando um questionário online construído e envidado para os egressos através do google forms para a coleta de dados. Verificamos no final da pesquisa que embora uma boa parte dos egressos seguiu a carreira de docente que o curso propusera, outra parte bem significativa não foi por esse caminho em virtude das oportunidades que lhes foram atribuídas ao longo do percurso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16719_TB6292_30092024124755.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANO"
    "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Ao longo dos anos a educação passou por mudanças, com isso foram surgindo novas metodologias e outras descobertas no campo do conhecimento. Neste sentido, a Educação do Campo se configura nesse cenário como uma modalidade de ensino mais recente, ou seja, se trata de um movimento por uma educação, que prioriza a oferta e acesso do ensino para os povos do campo. Nessa ordem, a Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LECAMPO), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), oferta uma formação contextualizada, a fim de inserir educadores e educadoras, para atuarem nas escolas no e do campo, através de uma formação interdisciplinar, por área de conhecimento. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é apresentar um panorama geral do “Educador do Campo”, profissional formado na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFCG, destacando os seguintes aspectos: o sexo predominante entre os egressos; como se deu sua trajetória ao longo do curso; a área de atuação dos mesmos, escolhida após a formatura e qual a área de trabalho exercida pelos egressos atualmente. além dessas questões, foi pertinente perguntar e discutir os principais desafios enfrentados por esses profissionais em âmbito educacional. A pesquisa está inserida no âmbito da pesquisa qualitativa, sendo utilizando um questionário online construído e envidado para os egressos através do google forms para a coleta de dados. Verificamos no final da pesquisa que embora uma boa parte dos egressos seguiu a carreira de docente que o curso propusera, outra parte bem significativa não foi por esse caminho em virtude das oportunidades que lhes foram atribuídas ao longo do percurso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.