Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a relevância da ludicidade no processo de alfabetização, visto que, as crianças que saem da educação infantil ainda necessitam se apropriar dos novos conteúdos por meio de práticas educativas em que o lúdico esteja presente, facilitando a compreensão dos educandos e promovendo um ambiente onde eles sejam capazes de querer retornar no dia seguinte. A ludicidade, infelizmente, para alguns indivíduos tem sido caracterizada como o “apenas brincar”, no entanto, conforme a literatura é brincando que as crianças aprendem, pois é dessa forma que o cérebro se sente motivado em querer aprender cada vez mais. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa é de natureza bibliográfica, pois parte de teorias presentes na literatura vigente e de pesquisas realizadas no período de 2017 a 2023 em torno dessa temática. Diante dos resultados encontrados, pode-se observar que os alunos que foram estimulados no processo de alfabetização por intermédio de práticas lúdicas obtiveram êxito ao longo do percurso. Contudo, apesar das grandes contribuições da ludicidade para a alfabetização, que conforme a literatura é uma das etapas mais marcante na vida de qualquer indivíduo, infelizmente, nem todos os docentes fazem uso dessa estratégia no ambiente escolar.