A CULTURA NEURODIVERGENTE E O SABER-FAZER MILITAR: DESVELAR O CURRÍCULO OCULTO EM ESCOLA MILITAR SITUADA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MG.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110930 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2898 "inscrito_id" => 11457 "titulo" => "A CULTURA NEURODIVERGENTE E O SABER-FAZER MILITAR: DESVELAR O CURRÍCULO OCULTO EM ESCOLA MILITAR SITUADA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MG." "resumo" => "Descrever os sentidos atribuídos por alunos neurodivergentes às atividades escolares típicas de uma instituição de ensino, inclusive aquelas insertas em modelo de currículo oculto, cuja cultura assenta-se em valores, usos e costumes afeitos à disciplina e ao culto aos aspectos militares dos integrantes das Forças Armadas: essa a finalidade máxima do ensaio cuja elaboração visa a avaliar se há consequências da rotina escolar experienciada por pessoas neurodivergentes em ambiente escolar. Teorias acerca da neurodivergência apontam a relevância do conjunto de regras bem-definidas para se alcançar sucesso nas aprendizagens cognitivas e socioafetivas das pessoas com distúrbios ou com deficiência sensorial, sobremaneira as pessoas com autismo em fase escolar. Na experiência educativa delineada, os autores contemplam o retrato do acolhimento das pessoas com deficiência no ambiente escolar. Esse desenho manifesta a incompletude dos pesquisadores e do contexto escolar. Revela-se, por conseguinte, o olhar exotópico fundado na perspectiva teórica desenvolvida por Bakhtin (2006). Por evidente, descreve-se o fitar a um só tempo caracterizado pela divergência e pela convergência. Tais convergências e divergências não constituem coincidências inexplicáveis. Os olhares emergem nas entranhas das telas dos retratistas alicerçados nas suas memórias afetivas, histórias, conhecimentos, saberes e experiências. Com o enfoque narrado procedeu-se a uma pesquisa sobre os relatos dos estudantes de uma escola de natureza militar situada no município de Juiz de Fora-MG. A amostra engloba 20 alunos Yselecionados com fulcro no perfil dos neurodivergentes. Os achados da investigação indicam tendência a se atribuir relevância e satisfação pessoal com a rotina escolar em escola militar. Desse modo, reputa-se, embora, em caráter preliminar, a importância da organização escolar nas aprendizagens dos estudantes neurodivergentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11457_TB2898_08042024183317.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA PAGOTTO MARCIANO" "autor_nome_curto" => "TALITA" "autor_email" => "tmpagotto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110930 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2898 "inscrito_id" => 11457 "titulo" => "A CULTURA NEURODIVERGENTE E O SABER-FAZER MILITAR: DESVELAR O CURRÍCULO OCULTO EM ESCOLA MILITAR SITUADA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MG." "resumo" => "Descrever os sentidos atribuídos por alunos neurodivergentes às atividades escolares típicas de uma instituição de ensino, inclusive aquelas insertas em modelo de currículo oculto, cuja cultura assenta-se em valores, usos e costumes afeitos à disciplina e ao culto aos aspectos militares dos integrantes das Forças Armadas: essa a finalidade máxima do ensaio cuja elaboração visa a avaliar se há consequências da rotina escolar experienciada por pessoas neurodivergentes em ambiente escolar. Teorias acerca da neurodivergência apontam a relevância do conjunto de regras bem-definidas para se alcançar sucesso nas aprendizagens cognitivas e socioafetivas das pessoas com distúrbios ou com deficiência sensorial, sobremaneira as pessoas com autismo em fase escolar. Na experiência educativa delineada, os autores contemplam o retrato do acolhimento das pessoas com deficiência no ambiente escolar. Esse desenho manifesta a incompletude dos pesquisadores e do contexto escolar. Revela-se, por conseguinte, o olhar exotópico fundado na perspectiva teórica desenvolvida por Bakhtin (2006). Por evidente, descreve-se o fitar a um só tempo caracterizado pela divergência e pela convergência. Tais convergências e divergências não constituem coincidências inexplicáveis. Os olhares emergem nas entranhas das telas dos retratistas alicerçados nas suas memórias afetivas, histórias, conhecimentos, saberes e experiências. Com o enfoque narrado procedeu-se a uma pesquisa sobre os relatos dos estudantes de uma escola de natureza militar situada no município de Juiz de Fora-MG. A amostra engloba 20 alunos Yselecionados com fulcro no perfil dos neurodivergentes. Os achados da investigação indicam tendência a se atribuir relevância e satisfação pessoal com a rotina escolar em escola militar. Desse modo, reputa-se, embora, em caráter preliminar, a importância da organização escolar nas aprendizagens dos estudantes neurodivergentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11457_TB2898_08042024183317.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA PAGOTTO MARCIANO" "autor_nome_curto" => "TALITA" "autor_email" => "tmpagotto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }