Os conhecimentos sobre o uso adequado dos métodos de concepção são fundamentais para que os jovens vivenciem relações sexuais seguras e saudáveis. A falta de maturidade e informações corretas contribuem para uma busca escassa na escolha adequada das alternativas de proteção pelo público adolescente. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo informar e abordar temáticas pertinentes aos adolescentes sobre os métodos contraceptivos através de uma sequência educativa por meio de diferentes alternativas de aprendizagem, como material didático e jogo digital. O projeto de intervenção, realizado em uma Escola Técnica Estadual localizada na Região Metropolitana do Recife/PE, como experiência da disciplina de Estágio Supervisionado II, foi aplicado em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Dividida em três etapas, o planejamento seguiu com uma aula expositiva, um material didático denominado “Caixa da proteção” contendo diversificados tipos de métodos contraceptivos para posterior avaliação dos conhecimentos prévios por meio de uma ficha com dez perguntas, finalizando com um jogo digital em formato de quiz sobre o assunto debatido com os estudantes e formulário de aprendizagem e satisfação. Os resultados obtidos demonstraram sucesso na aplicação do projeto, onde a proposta despertou um notável interesse por parte dos estudantes, revelando conceitos equivocados sobre o tema, desmistificando tabus e informações defasadas que são propagadas entre os alunos acerca da proteção sexual para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), assim como para a gravidez precoce e indesejada. Na análise quantitativa, 73,3% dos participantes relataram terem adquirido novos conhecimentos após a dinâmica e 80% afirmaram que a caixa da proteção facilitou o entendimento sobre o assunto, demonstrando efeitos promissores na superação de paradigmas numa temática importante em uma aprendizagem significativa através de metodologias lúdicas e didáticas.