GRÊMIO ESTUDANTIL – IFRÊMIO: A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL PARA OS ESTUDANTES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109568 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 978 "inscrito_id" => 3011 "titulo" => "GRÊMIO ESTUDANTIL – IFRÊMIO: A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL PARA OS ESTUDANTES" "resumo" => "O presente artigo aborda algumas reflexões suscitadas a partir do desenvolvimento pela Gestão do Grêmio Estudantil - IFrêmio, vivida no IFMT - Campus Avançado Tangará da Serra (IFMT-TGA), nos anos de 2022 e 2023. A criação e atuação do Grêmio Estudantil (GE) no campus foram embasadas na percepção de sua relevância como uma ferramenta crucial para aprimorar diversos aspectos, tais como ensino-aprendizagem, convivência, responsabilidade, engajamento político e defesa de direitos. O GE - IFrêmio originou-se de uma iniciativa liderada pelos estudantes dos cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFMT-TGA em 2021, culminando na fundação do primeiro Grêmio Estudantil da instituição no mesmo ano. O propósito do GE - IFrêmio foi concebido como um meio de luta pelos direitos e benefícios dos estudantes, visando promover um ambiente mais representativo e acolhedor para a comunidade discente. Na proposta entendeu-se a importância do GE para as instituições de ensino, pois é uma forma de aproximar a instituição dos discentes e buscar a boa convivência nos espaços de ensino. O GE, nas suas ações/atividades, realizadas durante o ano 2022 e 2023, pautou-se na interdisciplinaridade, como, por exemplo: rodas de conversas, saraus culturais, espaços pedagógicos, serviços voluntários com apoio de ONGs e fóruns estudantis. Desde a sua criação, o GE - IFrêmio, contou com a participação ativa dos discentes do IFMT-TGA visando criar um espaço na qual os discentes da instituição tivessem um espaço de diálogo/de representação, sendo um recurso política e educacional. Nesse sentido, vemos o GE como um impulsionador e potenciador do envolvimento dos estudantes na criação, manutenção e controle das instituições em que vivem. O impacto positivo da prática do IFMT-TGA é inegável, pois desperta nos discentes o desejo de se envolverem mais no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3011_TB978_12102024095150.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO ESQUER RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Bruno Ribeiro" "autor_email" => "brunoeribeiro10@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109568 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 978 "inscrito_id" => 3011 "titulo" => "GRÊMIO ESTUDANTIL – IFRÊMIO: A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL PARA OS ESTUDANTES" "resumo" => "O presente artigo aborda algumas reflexões suscitadas a partir do desenvolvimento pela Gestão do Grêmio Estudantil - IFrêmio, vivida no IFMT - Campus Avançado Tangará da Serra (IFMT-TGA), nos anos de 2022 e 2023. A criação e atuação do Grêmio Estudantil (GE) no campus foram embasadas na percepção de sua relevância como uma ferramenta crucial para aprimorar diversos aspectos, tais como ensino-aprendizagem, convivência, responsabilidade, engajamento político e defesa de direitos. O GE - IFrêmio originou-se de uma iniciativa liderada pelos estudantes dos cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFMT-TGA em 2021, culminando na fundação do primeiro Grêmio Estudantil da instituição no mesmo ano. O propósito do GE - IFrêmio foi concebido como um meio de luta pelos direitos e benefícios dos estudantes, visando promover um ambiente mais representativo e acolhedor para a comunidade discente. Na proposta entendeu-se a importância do GE para as instituições de ensino, pois é uma forma de aproximar a instituição dos discentes e buscar a boa convivência nos espaços de ensino. O GE, nas suas ações/atividades, realizadas durante o ano 2022 e 2023, pautou-se na interdisciplinaridade, como, por exemplo: rodas de conversas, saraus culturais, espaços pedagógicos, serviços voluntários com apoio de ONGs e fóruns estudantis. Desde a sua criação, o GE - IFrêmio, contou com a participação ativa dos discentes do IFMT-TGA visando criar um espaço na qual os discentes da instituição tivessem um espaço de diálogo/de representação, sendo um recurso política e educacional. Nesse sentido, vemos o GE como um impulsionador e potenciador do envolvimento dos estudantes na criação, manutenção e controle das instituições em que vivem. O impacto positivo da prática do IFMT-TGA é inegável, pois desperta nos discentes o desejo de se envolverem mais no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3011_TB978_12102024095150.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO ESQUER RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Bruno Ribeiro" "autor_email" => "brunoeribeiro10@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }