O presente artigo aborda algumas reflexões suscitadas a partir do desenvolvimento pela Gestão do Grêmio Estudantil - IFrêmio, vivida no IFMT - Campus Avançado Tangará da Serra (IFMT-TGA), nos anos de 2022 e 2023. A criação e atuação do Grêmio Estudantil (GE) no campus foram embasadas na percepção de sua relevância como uma ferramenta crucial para aprimorar diversos aspectos, tais como ensino-aprendizagem, convivência, responsabilidade, engajamento político e defesa de direitos. O GE - IFrêmio originou-se de uma iniciativa liderada pelos estudantes dos cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFMT-TGA em 2021, culminando na fundação do primeiro Grêmio Estudantil da instituição no mesmo ano. O propósito do GE - IFrêmio foi concebido como um meio de luta pelos direitos e benefícios dos estudantes, visando promover um ambiente mais representativo e acolhedor para a comunidade discente. Na proposta entendeu-se a importância do GE para as instituições de ensino, pois é uma forma de aproximar a instituição dos discentes e buscar a boa convivência nos espaços de ensino. O GE, nas suas ações/atividades, realizadas durante o ano 2022 e 2023, pautou-se na interdisciplinaridade, como, por exemplo: rodas de conversas, saraus culturais, espaços pedagógicos, serviços voluntários com apoio de ONGs e fóruns estudantis. Desde a sua criação, o GE - IFrêmio, contou com a participação ativa dos discentes do IFMT-TGA visando criar um espaço na qual os discentes da instituição tivessem um espaço de diálogo/de representação, sendo um recurso política e educacional. Nesse sentido, vemos o GE como um impulsionador e potenciador do envolvimento dos estudantes na criação, manutenção e controle das instituições em que vivem. O impacto positivo da prática do IFMT-TGA é inegável, pois desperta nos discentes o desejo de se envolverem mais no ambiente escolar.